"Se o vento soprar eu vou... Deixo o Dom me levar amor!...
Vou em busca de um ideal, do meu Sonho de Carnaval..."
Viradouro 2003

domingo, 9 de dezembro de 2012

Ensaios de Rua da Mangueira...


Acabei de chegar do ensaio da Mangueira!
...DIVINO...
Ela vai sair com duas baterias!...Isso mesmo! Duas! Uma vai tocar quando os Intérpretes cantarem e a outra, só para os momentos em que a Comunidade for cantar sem os Intérpretes e sem o som do cavaco.
Nas palavras de Ivo Meirelles, '...isto será para levar a emoção do ensaio técnico para a avenida, pois durante os ensaios, a arquibancada escuta a comunidade cantando, não estão ligados os potentes autofalantes do som da Sapucaí, que só promovem o cavaco o batuque e os intérpretes, deixando o canto dos componentes abafado pra quem está ali assistindo.'
É promessa de mais emoção no Desfile da Verde e Rosa.
O Carnaval continua se reinventando, alguns criticam, mas a mudança vem e acontece, e o laboratório dos desfiles é no próprio desfile, não existe onde testar exatamente, mesmo tento a dádiva mais recente dos ensaios técnicos, o campo de pesquiza mesmo, é o dia do Desfile. Isto se assemelha muito ao que ocorre em nosso íntimo, gosto desta pauta, deste paralelo entre o carnaval e a vida... assim, nosso laboratório é nosso corpo, devemos testar as mudanças que queremos em nós mesmos.. criatividade é isso!
Ihhh Filosofei... filosofei em verde e rosa...
A esta altura, o samba já cresceu muito na voz da comunidade.
Olha a Mangueira correndo por fora, em busca do Campeonato de 2013!
Como sempre eu destaco aqui, o ambiente familiar e aconchegante do ensaio, que acontece na rua da quadra da Escola, começa lá embaixo, depois da Estação Mangueira, e vem subindo a ladeira.
A comunidade desce, as pessoas que moram ali perto saem pra fora de casa, as motos e as bicicletas ficam num zum zum zum inexplicável, vão todos adiante da escola, mas de  forma inacreditávelmente harmoniosa e sem um choque se quer, as crianças brincam e correm no meio de bikes e motos! As igrejas Evangélicas, que já vão terminando seus cultos, ainda ficam acesas mais um pouco, para que alguns fiéis ousem de forma descontraída, assistir a velha manga subir a rua, ainda dali mesmo das portas e janelas da igreja.
Vendedores ambulantes matam a sede do povo.
Turistas recebem dicas, e belas monas abusam do rebolado da calçada...
Lindas cabrochas sobem e descem de vestidinho de elanca, e os belos loiros negros, são um caso sério sempre!
Todos de verde, todas de rosa...
E lá vai comissão de frente, atirando gente pro ar! Casal de mestre sala e porta bandeira a bailar... e a ala das baianas a encantar... e os passistas palpitando ao som do surdo um...
E as duas baterias então?!... São no mínimo de arrepiar!...
A noite fresca do Rio... é poesia pura.





4 comentários:

Simone MartinS2 disse...

Nossa! Viajei em tuas palavras. Senti cada pulsar das batidas dos corações desse povo que Ama e Venera o Samba...Senti VOCE! Cantei baixinho em pensamento, como se acompanhasse cada voz com timbres fortes de pura emoção, sangue escoando por entre os poros, dilatados e misturados aos batidões dos instrumentos. Senti cada movimento feito pelos passos dos sambistas e me vi na cadencia dos passistas...Viajei, literalmente, na melodia e canção da Vida de um povo que Ama o que faz...Respira o Samba como se fosse o Ar que vem em forma de ALEGRIA, faze-los respirar, Viver...e SAMBAR, sambar, sambar. Olha o que voce fez comigo? Parabens William...AMEI!!

Unknown disse...

"é hora de darmos as mãos... Agora seguir na missão"

mal posso esperar para ver a surdo um em dose dupla, não vou perder por nada nesse mundo! Queria ter esse privilégio de ver um ensaio da mangueira. Mangueira acima de tudo!

William Garibaldi disse...

Beijão Simone! Sempre inspirada e inspirando! Lindo momento!
Semba e Samba.. aqui estou entre Vila e Mangueira... Paraíso é o nome disso?
rsrs
Bejuh!

William Garibaldi disse...

Falou Tudo Marcos! Adorei!
"Surdo UM em dose Dupla!"
Você terá meu querido, todos os Privilégios que um Príncipe do Samba pode ter e merece! Na hora certa!

Valew! ;) !

A Rosa Brasileira se foi...

  Faleceu Rosa Magalhães, em um momento em que a beleza e o bom gosto morrem em nosso país, apodrecem na alma brasileira! O que nos renascer...

O Chamado Mítico

O SONHO...

O Delírio...

Criador x Criatura

O Despertar do Curador!

VISÕES DO FUTURO...

ANITA GARIBALDI HEROÍNA DAS SETE MAGIAS

Marcadores