"Se o vento soprar eu vou... Deixo o Dom me levar amor!...
Vou em busca de um ideal, do meu Sonho de Carnaval..."
Viradouro 2003

sábado, 28 de abril de 2012

Relembrando um Desfile Clássico: Caprichosos de Pilares 2003



Que bom que a Caprichosos está se recuperando!
A Nova Caprichosos está de novo no Acesso e vem rumo ao Especial em 2013!
Hoje o Blog Sonho de Carnaval, traz o desfile de 2003, com um samba inesquecível, cantado pelo eterno jacson Martins!

Enredo: "Zumbi, Rei de Palmares e herói do Brasil. A história que não foi contada."
de Jaime Cezário que se superava naquele ano.




ZUMBI, REI DE PALMARES E HERÓI DO BRASIL. A HISTÓRIA QUE NÃO FOI CONTADA


Composição: Carlos Ortiz, Claudia Nel, Alberto Capital, Mestre Augusto

ÁFRICA 
DOS GUERREIROS DE ANGOLA, DE GEGE E YORUBÁ 
NA ESCRAVIDÃO, QUE AGONIA 
AI, COMO O NEGRO SOFRIA 
NO DESTINO DE ALÉM-MAR 
O EUROPEU NO TROCA-TROCA CONSEGUIU 
LEVAR AS "PEÇAS DA GUINÉ" PARA O BRASIL 
NESSE COMÉRCIO, A PIRATARIA SURGIU 


ILU-AYÊ, ILU-AYÊ, UM CANTO TRISTE ECOOU Ô Ô (BIS) 
ILU-AYÊ Ô, NA SENZALA, SOFRIMENTO E DOR 

VEJA, IFÁ FALOU 

QUE OS ORIXÁS VÃO ENVIAR UM LIBERTADOR 
CANTA PILARES 
ZUMBI FOI REI LÁ NO QUILOMBO DOS PALMARES 
NA CULTURA O NEGRO SE AGIGANTA 
A FÉ DA "TERRA MÃE" É SEU ALENTO 
EXISTE UM GRITO PRESO NA GARGANTA 
SÓ OXALÁ SEGURA O FIO DA ESPERANÇA 
QUERO SER LIVRE 
ESSE LAMENTO RESSOOU NA SOCIEDADE 
QUE TEM AS CHAVES 
MAS PRENDE SEUS HERÓIS NA MARGINALIDADE 
VI NOS OLHOS VERDES DO HOLANDÊS OUTRO PAÍS 
CAIU PALMARES, LIBERDADE NÃO SE MATA NA RAIZ 
NO BATUQUE BATERIA, SOU ZUMBI (BIS)
ONDE HÁ PAZ E ALEGRIA, EU TÔ AI 
QUERO AMAR E MUITO MAIS DIGNIDADE 
A CAPRICHOSOS LUTA PELA IGUALDADE 





quinta-feira, 26 de abril de 2012

Relembrando um Desfile Clássico! Porto da Pedra 1996



Analisando este desfile, esta fase da Porto da Pedra, na década de 90... Havia acabado de subir para o Grupo Especial, em 96 seu primeiro desfile ( Este do vídeo abaixo incorporado ) e no ano seguinte, com um samba menos genial, mas não menos belo, entra  pra história, ficando em quinto lugar... Fase grande de Mauro Quintaes, o carnavalesco, injustiçado em 97 quando a Escola de São Gonçalo cái para o Grupo de Acesso... mas retorna em 1999, com um enredo muito interessante sobre o carnaval e as Escolas de Samba do Rio de Janeiro... cái de novo em 2000 e retorna em 2002... sim foi conturbado... depois disto não caiu mais...  vendo esta época de sobe e desce, até pensamos ser normal ela estar lá no Acesso de novo... mas será? Não!... Mas a genialidade dos primeiros desfiles... ( a genialidade de Mauro... ) Não se vê mais... Não estavam presentes mais nestes últimos anos... e nos 3 últimos anos, uma sequência de enredos que não ganharam simpatia... contribuíram para a queda da Escola do Tigre.
De 2007 pra cá com sambas lindos... o que foi aquele sobre Mandela, uma jóia... e o de 2011, mas não tiveram retorno do públco.
No ano que falou da Moda... faltou samba e havia visual... no ano que cantou Maria Clara Machado,  ( 2011! ) faltou colocar o nome dela na letra do samba?... Afinal... Clara... quem é Clara, pra quem não mora no Rio?... Imaginem... Nunes? E se a Beija Flor já colocou Ana Jacinta de São José, qual seria o problema de colocarem o nome da Clara, completo!? Esta é só minha opinião, já atevendo que a Porto precisava reforçar imagem! Imagens!
Sei que podem pensar que esta é uma crítica a escola... mas não é não!


É apenas um saudoso texto... de quem quer muito ver a Porto da Pedra sempre simpática e genial... 


( e o Carnavalesco Mauro Quintaes também, porque não? Sempre simpático e genial... )  de volta a Elite do Carmnaval. Cheios de Criatividade e Bom Gosto... Entenderam?... 
Não é sugestão de contratação não... Sei e aplaudo, pois acho acertadíssima a decisão da Porto da Pedra contratar o Carnavalesco Fábio Ricardo, que continua na São Clemente. ( Se ele escolher bem o enredo, e vai escolher! Tem a chance de emplacar dois enredos incríveis em 2013!) Sorte a todos que são do Samba! Boa gente! 
Agora fiquem com o este inesquecível desfile, que já falei demais por hoje:





Porto da Pedra - Samba-Enredo 1996 
Billy Boy, Cesar Reis e Elio Sabino 
Pelos quatro cantos desse mundo 
Porto da Pedra faz um grande carnaval 
Do Brasil até a China
Pierrots e colombinas
Numa festa genial, que legal !
Ganhei colar de rosas 
Nova Orleans teu carnaval te fez famosa
Que felicidade, que alegria 
Salve Rei Zulu, o rei da folia 
Na Bolívia cheguei, a diablada brinquei 
Garimpando era tudo que eu queria 
Em Bonn o alemão põe pra quebrar 
Bebe cerveja sete dias sem parar


Eu quero é mais, eu quero é mais

O combustível da ilusão me satisfaz

Pelos canais de Veneza 
A máscara de seda eu usei 
Saudei o leão, sua alteza
E o carnaval de Nice eu fui pra ver 
Vieram flores me oferecer
E assim, na magia das cores 
No rufar dos tambores 
Dragões, serpentes, piratas 
Rei Momo abre as portas do meu Rio
Que sempre faz um carnaval dos carnavais


Endiablada eu tô, eu tô, eu tô

E vou sacudir, eu vou, eu vou

Nas garras do Tigre

Se ligue, eu vou deixar cair



terça-feira, 24 de abril de 2012

Carlos Francisco, um Divulgador das Escolas de Samba


...é ele o Entrevistado de Hoje no Sonho de Carnaval


Recentemente, no You Tube, eu descobri o Canal do Carlos Francisco e me encantei por suas postagens. Ele posta vídeos de Desfiles de Escola de Samba, do Rio de Janeiro, sem o comentário ou a narração habitual, além de ser um ótimo compacto, os desfiles assim te deixam em contato com o Samba Enredo da Escola, o que é uma proposta muito interessante.
Eu sou um dos grandes admiradores do You Tube, e acredito no seu papel integrador e propagador de conhecimento, arte e informação.
Eu não tenho nada contra a narração ou aos comentários da Globo, pelo contrário, acredito na utilidade dos mesmos, pois são uma maneira de informar o telespectador. Mas aprecio muito a proposta do Carlos Francisco. Brasileiro que mora hoje nos EUA, mas que não deixa sua paixão pelo Carnaval das Escolas de Samba do R io...
E é com ele que vamos conversar hoje.






Primeiro quero agradecer você por ter topado, esta entrevista, aqui pro Blog Sonho de Carnaval.


Quando você começou a assistir os desfiles do Rio Carlos Francisco?




Pela televisão, foi em 1973, quando eu tinha 10 anos. Foi naquele ano que eu fui arrebatado pela escola que invadiu meu coração e se tornou a minha preferida. Ao vivo na Sapucaí minha primeira vez foi em 1978.


Você tem um desfile que seja o seu preferido?


Não. Apesar de apaixonado pela minha escola, primeiramente sou um amante desta arte que são os desfiles das escolas de samba. E tem tantos desfiles arrebatadores e extraordinários que diria que devo ter umas 3 dúzias ou mais de desfiles preferidos.


Pra qual Escola de Samba você torce?


O verde significa a esperança. O rosa AMOR. Sou mangueirense.


Fale um pouco da proposta do seu canal no You Tube?


Com a extinção da TV Manchete e a tranmissão passando a ser feita exclusivamente pela
Globo, comecei a sentir mais o incomodo de ficar escutando os narradores falando bobagem. Na Manchete isso não acontecia devido a qualidade da sua equipe e foi graças a eles que muito aprendi sobre os desfiles e as escolas. Na Globo até uns 10 anos atrás, os narradores me irritavam mas os comentaristas eram bons. Hoje em dia, só salva o Aroldo Costa pois o restante guardando algumas excessões, são lamentáveis.
Por conta disso, e pela facilidade que a tecnologia doméstica nos oferece hoje e dia, comecei a editar os desfiles só com o canto e a imagem. Foi tão prazeiroso o resultado de assistir os desfiles sem ninguem falando bobagem que a cada um que eu iria rever ( vejo os desfiles durante o ano todo) antes eu fazia a edição.
Tendo consciencia que a insatifação das bobagens ouvidas não pertenciam só a mim, pois era bastante evidenciada nas redes sociais a ponto de abrirem tópicos nas comunidades de carnaval somente para os usuários postarem as “pérolas da narração”, resolvi postar os vídeos no You Tube, mas me deparei com um problema, pois só era permitido na minha conta vídeos de no máximo 15 minutos.
Meus primeiros vídeos tinham esta duração, porém eles ficavam muito limitados pela escasses de tempo, até que no carnaval de 2011, postei no canal o discurso do Milton Gonçalves antes do esquenta da Mangueira. Este vídeo teve mais de 3.000 acessos por dia nos primeiros dias. Por conta disso recebi uma mensagem do You Tube que a partir dali estava liberado no meu canal vídeos com mais de 15 minutos. Dali em diante, passei então somente “limpar” os vídeos ao invés de compacta-los.


Como você edita os vídeos?


O desfile, por ser uma espécie de “ópera a céu aberto”, necessita de uma cronologia para ser
entendido. Por este motivo, começo sempre quando a comissão de frente se apresenta aos jurados em frente ao setor 9, pois dali em diante a transmissão para com as entrevistas e imagens aleatórias, respeitando a sequencia das alas e dos carros. Quando disse anteriormente que “limpo” os vídeos, isso significa que retiro das imagens o relogio, replays, a maioria das tomadas aéreas, closes apelativos, imagens de camarotes etc. Porque? Para que o desfile seja visto na íntegra e na sua essencia. Faço questão também de só postar os desfiles completos, des da comissão de frente até a última ala pois o que me incomodava bastante nos vídeos que tinham no You Tube era de nunca serem completos. Voce só via trechos. No meu canal todos são inteiros.


Houve algum que tenha dado mais trabalho, ou que você não tenha conseguido editar por alguma razão, talvez por excesso de fala dos comentaristas?


Pela fala não, pois sempre edito o áudio separado e quando coloco o vídeo no editor, ja retiro o áudio original e coloco o editado só com o samba, pois desta maneira se torna mais fácil harmonizar as imagens com o “novo áudio”. Que eu me lembre até hoje por conta das imagens o que mais deu trabalho foi o da Beija-Flor 1990, Todo mundo nasceu nú. Não sei se foi por causa do tema, esta transmissão tinha a cada 10 segundos replays “apelativos”. Tirei todos, mas deu trabalho.


Quando surgiu a ideia de postar os Desfiles?


Pelo fato de não achar os desfiles completos no You Tube e saber que muita gente assim como eu ama este espetáculo, resolvi colocar os desfiles para todos. Dali em diante, fui recompensado pela minha atitude, pois 99% dos comentários são de carinho, gratidão e elogio. Que coisa boa é receber esta energia da galera.


Você acredita em Internet Livre?


Com ressalvas. Esta é uma discussão de vários prismas. Depende muito do lado que voce olha.
Liberdade e respeito tem que caminhar juntas, lado a lado. Pois sem este equilíbrio, princípios éticos e/ou autorais, acabam se perdendo.


Muita gente, não consegue compreender o poder de divulgação que um vídeo no You Tube oferece, e que o fato de alguém postar ou indicar um vídeo no You Tube, na verdade a pessoa ou estas pessoas estão divulgando a imagem, o produto e propagando informação. O que você acha disso?


Acho que se trata de uma ferramenta bem poderosa, porém é necessário cuidado e discernimento, pois hoje em dia se tornou bem fácil a manipulação da informação em si. Mentiras viram verdades e vice-versa. Cabe a quem assiste ponderar e tirar suas própias conclusões pois a responsabilidade neste tipo de veículo de comunicação não está nas mãos de quem produziu a informação e sim de quem consumiu.


Você não mora no Brasil, como está esta questão da internet livre fora do país?


Bem vigiada. Vários vídeos do própio You Tube, não rodam por aqui. Aparecem mensagens
tipo conteúdo protegido por direitos autorais nao sendo permitida a exibição. Os sites de download grátis, também estão na mira do governo que hoje em dia tem várias ferramentas para rastrear toda a sua movimentação. Gigantes como o Google, que possui vários sites, unificaram seus “Termos e condições”, eximindo de si própio a responsabilidade, passando para o usuário que tem que aceitar os novos termos para poder continuar usando o mesmo.


Acredito que você divulga e propaga o produto carnaval e torço pra que continue trabalhando nisso!
Mais uma vez agradeço.


Eu é que agradeço a oportunidade de divulgar o meu trabalho.


Um grande abraço.


Carlos Francisco


E no clima da Mangueira, já que nosso entrevistado é Verde e Rosa de Coração, vamos conferir um vídeo de seu Canal, da Estação Primeira!!!







Relembrando um Desfile Inesquecível da Portela 1992


Todo Azul que o Azul tem...
Uma Poesia em forma e música e movimento...










sábado, 21 de abril de 2012

Mocidade Alegre na Avenida 2012 AO VIVO Áudio Lindo demais!!!



Parabéns a 'Morada dos Milagres'...

Este vídeo dá pra sentir a força da Bateria de mestre Sombra.

Ritmo Puro!





E hoje tem festa na Mocidade Alegre! Com as convidadas Unidos da Tijuca, Salgueiro e Nenê de Vila Matilde! Imperdível!
A Mocidade Alegre integrando o Carnaval Rio+Sampa! Muito bom itso!








sexta-feira, 6 de abril de 2012

Relembrando um Desfile Clássico... Uma Ópera de Caxias...



Grande Rio 1997, "Madeira-Mamoré, A volta dos que não foram." Sob o comando de Alexandre Lousada e a voz poderosa de Nego, um samba poderoso!
"Sonho a Grande Rio é um Sonho..."



A Poesia da Letra...:

Autores: Sabará, Muralha, Jarbas da Cuíca e Grajaú


Sonha, a Grande Rio é um sonho
Em águas claras eu quero sonhar
Enfeitar a vida de alegria
Pra quem um dia, o Sol não quis despertar
Chegaram cheios de esperança
Não sabiam dos mistérios que teriam de enfrentar
Essa mata tem segredos
Que o homem não consegue desvendar
É um mundo de encanto e magia, perfume e fantasia
Cicatriz que a Amazônia fez chorar
Olha o índio no caminho, é caçador
Meu cavalo é de fogo, eu vou que vou (bis)
Se a selva é perigosa, meu amor
Rondônia é alegria, esqueça a dor
Era o eldorado do látex no Brasil
A riqueza que a cobiça alimentou
Nessa história Tio Sam também entrou
No Tratado de Petrópolis tudo começou
O Acre da Bolívia ganhei
E a borracha para o mundo eu exportei
Cada dormente é uma vida, a vida uma flor
Na Maria Louca delirando eu vou
Em sucata o meu sonho terminou
Vou voltar pra onde não fui
O seu encanto é que me seduz (ai, iê, iê, ô)
Cacagibe, Orum de Oiá, Oiá, Oiá
O Guaporé está em festa (bis)
Os vudus vêm pra brincar

..............................................................................................................................................................
Agradeicmentos ao Blog http://piranhadaambire.blogspot.com.br onde encontrei o nome dos autores desta Jóia.


quarta-feira, 4 de abril de 2012

Acadêmicos do Tucuruvi renova com Mestre de Bateria, Carnavalesco e Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira


CARNAVAL 2013 


A Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi acaba de anunciar que renovou com o mestre de Bateria Adamastor, com o Carnavalesco Wagner dos Santos e com Róbinson da Silva e Thais Paraguassú, Primeiro Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. 

O presidente Hussein Abdo Elselan (O Sr. Jamil) disse que a saída de Igor Vianna foi "em comum acordo" e agradeceu a dedicação e o empenho do intérprete. "Ele abraçou a nossa agremiação durante todo o período em que esteve conosco. Desejamos sorte e sucesso a ele", afirmou o presidente.

A agremiação nomeou o assessor da Presidência, Adalton Abrantes, como diretor de Harmonia, que será o responsável pela formação de uma Comissão. À frente da Diretoria de Carnaval estará Marcelo Japonês. 
Em breve, a Tucuruvi deve anunciar o nome do novo intérprete e o enredo para o Carnaval 2013, entre outras novidades. Acesse: www.academicosdotucuruvi.com.br .



INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Rosana Pinto
Assessoria de Imprensa
Acadêmicos do Tucuruvi
Tel.: (11) 7522-9329


...................................................................................................

Imagem desta postagem AQUI


Segundo dia dos Desfiles do Especial do Rio de Janeiro

  Fonte da Foto:  https://diariodoestadogo.com.br/desfile-das-campeas-2025-beija-flor-fecha-com-chave-de-ouro-saiba-tudo-sobre-o-evento-no-r...

O Chamado Mítico

O SONHO...

O Delírio...

Criador x Criatura

O Despertar do Curador!

VISÕES DO FUTURO...

ANITA GARIBALDI HEROÍNA DAS SETE MAGIAS

Marcadores