"Se o vento soprar eu vou... Deixo o Dom me levar amor!...
Vou em busca de um ideal, do meu Sonho de Carnaval..."
Viradouro 2003

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Desfiles da Série A do Rio de Janeiro 2013


A mídia aponta Império da Tijuca, Viradouro e Império Serrano como favoritas!
Desfiles sem atrasos contribuiram para a beleza das apresentações.
Os pontos negativos do Evento foram alguns setores sem água nos banheiros como aconteceu no segundo dia como setor 4, onde o problema foi solucionado depois das 3 da manhã!
Na Avenida, enquanto algumas Escolas do antigo grupo B decepcionaram ( Vila Santa Tereza )  outras surpreenderam ( Sereno ) .
Destaque ficou para Império da Tijuca, Estácio e Império Serrano.
Correm por fora, Cubango e Viradouro.



Imagem do Deslumbrante desfile da Império da Tijuca: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2013/fotos/2013/02/fotos-desfile-da-imperio-da-tijuca.html

Jacarezinho, cantou os cem anos do Mestre Jamelão, e com o bom gosto do carnavalesco Marcus Ferreira, ninguém pode. Alegorias bem criadas, ainda que simples, deram um belo visual ao desfile, mas na briga pra não ser rebaixada, o samba enredo e o último carro, podem  pesar...

A Porto da Pedra tinha tudo pra fazer um lindo desfile, apesar da Comissão de Frente de pouco impacto... mas o penultimo carro da escola emperrou causando falhas na evolução, as alas passaram adiante e logo o carro foi recolocado em movimento, e as alas abriram para que este voltasse a seu lugar na cronologia no desfile. Habilidade da harmonia da escola por um lado e falha por outro. A Porto precisa rever seus chacís faz tempo! Alegorias bem resolvidas, mas o enredo grande e complexo sobre os sapatos, ficou mal contado no saldo geral.

Santa Cruz surpreendeu com suas belas alegorias e fantasias e o samba enredo que já era bom, ficou melhor ainda na Avenida, a Comissão de Frente um pouco fraca pode contar contra  escola. Fez um belíssimo desfile mas sem chances de ir pro Especial, faltou alguma coisa... talvez mais alegorias para contar a história da lenda do Dragão do Mar do Ceará, que não apareceu no desfile de forma clara.

A Vila Santa Tereza fez feio, foi talvez a grande decepção da Série A, a bateria inha gente de roupas comuns, as passistas estavam de biquine branco, e... melhor não comentar por honra aos componentes da Escola.

Curicica cresceu com o samba da Portela de 1994, apesar da letra curta e do refrão aos 30 minutos enjoar um pouco por se tornar repetitivo, a esocla cantou bem, mas não empolgou, fraca em alegorias, pode ser uma candidata a cair, corre por fora como uma das 3 que podem descer.

A Estácio entrou poderosa, estava tudo lindo, até o acabamento do ultimo carro alegórico, a escultura não subiu completamente e o ferro era claro para quem assistia do alto, a alegoria também era vazia de componentes e esfriou o desfile junto com o samba que caiu um pouco no final. Problemas na evolução podem tirar o título da escola, que cantou luxuosa Rildo Hora.

Alegria da Zona Sul, veio simpática, inovando com a bateria fantasiada de Nega Maluca, eu nunca soube ou vi uma bateria fantasiada de mulher! Cantou o Bola Preta e com certeza se mantém no Grupo, mas não ganha.

Rocinha encantou, o samba mais criticado do ano, foi simpático, as alegorias eram mais ricas do que as dos ultimos dois anos, além de belas e divertidas, o carnavalesco Carlos Bruno inovou nas fantasias e nas cores, mas faltou mais detalhes no enredo, e o samba... 
Escola ficará bem colocada, no meu gosto, ela é candidata a subir!

A Viradouro com alegorias simples, mas bem acabadas fez um belo desfile, perde ponto em enredo com certeza, a história do Salgueiro é imensa, e parece que ficou presa apenas nas décadas de 60 e 70?... Faltou o ITA, faltou Tambor... faltou emoção no desenvolvimento do enredo.

União de Jacarepagua fez tudo certinho, o enredo que não estava claro, mas veio toda bem acabada, abrindo o segundo dia dos desfiles da série A. O Samba fraco... mas eu aposto que a Escola não cai!

Tuiuti aprensentou problemas na evolução e no acabamento das alegorias, cantou Chico Anísio, e faltou mais clareza no Enredo, talvez imagens maiores dos personagens do Chico que vieram pequenas no último carro da escola. Perderá pontos em fantasia por causa do boá da saia da porta bandeira  que se soltava e de algumas composição das alegorias... Gostei muito das Alegorias mas faltou acabamento. A alegria da comunidade ajuda pra não cair.

Tradição tinha um sambão! A Sapucaí inteira cantou com a escola até ver as alegorias de perto, alegorias estas que pareciam belas de longe, tinham um bom projeto, mas vieram extremamente mal acabadas, decepcionou. Quase certa a cair.

O Império Serrano veio lindo, talvez perca pontos em Enredo, e no acabamento de algumas alegorias, caso os jurados vejam as tenlhas mal colocadas do segundo carro da escola na parte de tras da alegoria, e a barriga de uma das mulheres grávidas que formavam a coroa imperial no último carro que estava amaçada. Faltou Tempero no desenvolvimento do desfile, mas a bela e alegre passagem ainda podem lhe dar o título.
Some ao impacto dos leds no abre alas e a bateria magnífica e temos aí uma possível campeã!

A Cubango veio grandiosa, foram 4 alegorias e dois quadripés! Muito bem acabados e bem criados, mas perderá pontos em Enredo, este era confuso para leitura do público e o samba não ajudava no entendimento do mesmo. Também pode perder a briga pois um dos carros da escola emperrou, as alas passaram pela lateral e tomaram a frente do carro, a escola também quase estourou o tempo, fechou em 54 minutos, o que pode lhe tirar pontos de evolução.
Uma pena, pois a comunidade estava muito bem vestida, cantando, e o talentoso carnavalesco Severo Luzardo merecia o título.

A Sereno foi a grata surpreza para mim, alegorias grandes, ainda que sem luz estavam bem criadas, a escola fez uma espécie de Criador x Criatura na avenida, mas um tanto confuso. Provavelmente fiqua na série A. Apesar de perder pontos em enredo com certeza. E se as luzes da Comissão de Frente não tivessem apagado e o acabamento da última alegoria não estivesse fraco, poderia correr por fora pra subir!

Poderosas Pérolas Negras na Império da Tijuca que surpreendeu, com um samba belíssimo, as alegorias bem acabadas e de impacto e as fantasias de efeito foram um show. A história das Mulheres Negras do Brasil foi muito bem cantada... A escola é a minha campeã!

A Caprichosos minguou, quando as luzes do abre alas apagaram... fiquei triste, pois vinha impactante.
O enredo Fanatismo ( mais focado nos  'desejos'... ) foi um tanto confuso no seu desenvolvimento, pois não tinha uma conclusão ou uma direção. O acabamento das alegorias deixava a desejar... A escola não cairá mas ficará mal colocada, pois o samba não funcionou como esperavam todos.

Unidos de Padre Miguel entrou poderosa, mas o desenvolvimento plástico do enredo era confuso para a leitura do público o que tirará pontos de Enredo. Além do mais, os sete caracóis que os componetes da Comissão de Frente traziam não foram bem conduzidos na avenida, dando trombadas e saindo de simetria inclusive diante da segunda cabine dos jurados. Com Alegorias grandiosas e bem acabadas que eram um espetáculo à parte e um sambão, a escola fez bonito. 
Foram na minha opinião, as alegorias mais impactantes da série A.
Destaque para o Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira que flutuou na Avenida, além de estarem vestidos Divinamente! Choveu no início e no final do desfile, e a Escola pode perder pontos em harmonia. Não vai ser desta vez.

Encerrando os desfiles, a Alegria da Zona Sul, rebaixada do Grupo Especial ao lado da Porto da Pedra em 2012, cantava o Rio... mas deveria ter incluido no título do enredo a 'fauna e flora do Rio'... pois foi este o foco do desfile o que vai com certeza fazer com a escola perca pontos em enredo. A Comissão foi fraca, mas as fantasias das alas belíssimas confeccionadas em espuma eram um espetáculo! A Evolução da Escola foi o ponto alto, algumas alegorias bem realizadas mas todas sem iluminação outro ponto fraco.

A promessa é para o Ano que vem a Série A ser um Espetáculo cada vez mais belo!

2 comentários:

Unknown disse...

Lindo trabalho de explicação e divulgação. Nós, de longe, ficamos um bocadinho mais perto.

Astrid Annabelle disse...

Eu vim ver apesar de estar muito recolhida este carnaval.
Grande e belo post... quem gosta e curte faz bonito!!!!
Meu coração ficou enviando alegria para o seu William...
Beijos
Astrid Annabelle

A Rosa Brasileira se foi...

  Faleceu Rosa Magalhães, em um momento em que a beleza e o bom gosto morrem em nosso país, apodrecem na alma brasileira! O que nos renascer...

O Chamado Mítico

O SONHO...

O Delírio...

Criador x Criatura

O Despertar do Curador!

VISÕES DO FUTURO...

ANITA GARIBALDI HEROÍNA DAS SETE MAGIAS

Marcadores