Unidos da Tijuca, uma Escola de Samba pra lá de Simpática!


Falar da Unidos da Tijuca, sem reverenciar Paulo Barros, hoje é impossível, mas também seria injusto a meu ver, não reconhecer a visão empreeendedora de seu Presidente Fernando Horta, que apostou na estética ousada e inovadora do carnavalesco e marcou para sempre o nome da Tijuca na História dos Desfiles das Escolas de Samba, como uma Escola Criativa e Vanguardista, tal como fez o Salgueiro em seu passado.
O Fator Tijuca, agora é inseparável dos Desfiles de 2004 em diante, assim como o Fator Salgueiro e o Fator "Cristo Mendigo".
Particularmente, sempre gostei de assistir aos desfiles da Unidos da Tijuca, nunca me lembro dela ter desfilado mal, ou ter feito um desfile chato de se ver!
Foi ainda nos tempos de Oswaldo Jardim e Sylvio Cunha, com desfiles como "Guanabaram..." e "Só Rio... é Verão"  que ela me encantou, ainda pela TV, com suas formas alegres e seus desfiles coloridos. Sempre utilizando elementos cativantes, traços dos quadrinhos ou um samba poderoso, como foi o caso de 96 com "Ganga Zumbi", desfile desenvolvido pelo carnavalesco Lucas Pinto,  e de 99 com o "O Dono da Terra", desfile novamente assinado pelo Carnavalesco Oswaldo Jardim.
Na estréia de Paulo Barros no Grupo especial, o Histórico Carro do DNA, eleito o carro alegórico mais marcante da "nova era dos desfiles" e talvez de todos os tempos, pela mídia e pelo público.



Confira este vídeo que mostra quando a Escola ascendeu ao Grupo Especial em 1985, sob a Batuta de Ney Ayam, com o Enredo: "Mas o que foi que aconteceu..." Que cantava o Rio Antigo e como a Violência assolava a sociedade da Década de 80, maculando as maravilhas da Cidade...



Neste outro vídeo "Guanabaram o Seio do Mar" de 1992, com sua cativante Comissão de Frente:




Desfiles sem luxo, mas com muita criatividade e alegria, foram sua marca nos anos 90.
 
"Só Rio... é Verão", de 1994
Destaque para o carro Férias de Verão com as Malas e o Solzinho ( Eterno ):




99 e 2000:  uma dobradinha de Desfiles Históricos da Azul e Amarelo.

O primeiro, "O Dono da Terra", a Escola estava no Grupo de Acesso, depois de ter tropeçado ao homenagear os 100 anos do Vasco da Gama... ( Talves por implicância de jurado com o Time!... ) Mas agora, com um Samba Enredo Poderoso, o Tatu de lama do Morro do Borel e Oswaldo Jardim com "a macaca!"... a Tijuca seria invencível! E retornaria assim ao seu lugar entre as Grandes no Especial! Confiram :


2000 O histórico quinto lugar com o Samba Arrasador e o Desfile Mágico produzido por Chico Spinosa:
Ana Maria Braga e Louro José em cena! E uma Evolução dos Sonhos!
"Terra dos Papagaios… Navegar foi Preciso" :



2004... o DNA humano no Enredo "O sonho da criação e a criação do sonho: a arte da ciência no tempo do impossível"  
A estréia do Gênio e a Revolucão na Plástica e no Conceito de Enredo dos Desfiles.


No Ano seguinte  a expectativa era tão grande com a entrada da Escola na Avenida que criou um frenesi nunca antes visto!
2004 "Entrou por em lado, saiu pelo outro… quem quiser que invente outro!"



O Campeonato de 2010
Depois de 74 anos sem ganhar o Carnaval!!!


...e a Tijuca segue encantando, venceu em 2012 e promete outro desfile campeão em 2013.
Foram muitos outros Desfiles Lindos, e inesquecíveis, mas resolvi destacar estes, pois foram os que mais me fizeram sonhar...
Fica aqui o meu sincero agradecimento e a minha homenagem a todos os profissionais sitados nesta postagem e a Escola de Samba Unidos da Tijuca!


______________________
Imagem dAQUI
 


Comentários

Postagens mais visitadas