"Se o vento soprar eu vou... Deixo o Dom me levar amor!...
Vou em busca de um ideal, do meu Sonho de Carnaval..."
Viradouro 2003

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Se Joãozinho Trinta foi o Inventor: O Criador! Paulo Barros é o Cristo: O Libertador dos Desfiles!...


...eles se ligam na lenda da 'Criação de Carnaval'...!


A revolução dos Enredos feita por Paulo Barros, desde que emplacou a "coisa do Arrepio!"

Digo isto pois, sinto que foi especialmente com 'o Arrepio' que ele chocou em matéria de Enredo! Até  com "a Música", as pessoas achavam que era só no visual que ele inovava.
Mas "no tal do Arrepio..." 
Desaguou no "Segredo" dando o campeonato a uma Escola até então Super Simpática, Colorida e Bela, mas também, quase sempre cacofônica e sempre desapercebida... 
Antes dele chegar à Tijuca, " a escola podia vir vestida de ouro e diamantes raros" como dizem as primas por aí, e como foi feita pelo criativo Carnavalesco Milton Cunha em 2002, que os jurados não lhe dariam mais que 9,7!
Isto tudo, me aflorou na memória, quando li agora há pouco, no mural do Face de um amigo, o título do Enredo da  Unidos do Cabral ( Grupo E do Rio ): 
"Devo não nego... pago depois do Carnaval!"
Adorei!
Então resolvi vir escrever este texto que há tempos está engavetado em meus neurônios, sobre este libertador e seus libertados na criatividade carnavalesca.
Sempre quando vejo as escolas optarem por enredos assim, livres, ou melhor, sem estarem contando "o descobrimento do brasil", mais! Me vem Paulo Barros à mente!
Os enredos literalmente e pesadamente históricos não desapareceram, mas ao menos no Grupo Especial do Rio, tudo está deixando de ser linear e se tornando mais global... holístico por assim dizer.
A possibilidade de escrever enredos conceituais, filosóficos, místicos, 'viajões', sempre existiu, o próprio Joãozinho foi talvez o maior idealizador de enredos assim! 
Mas o que estou dizendo é que, agora podemos ter a liberdade de contar "A história da cabeça do prego! " e isto tudo foi graças a libertação de Paulo Barros!
Porque atribuo a ele esta libertação? Simples, basta observarem se antes de 2004 ou 2007, havia enredos nesta linha como o da Unidos do Cabral. Afinal você nem estaria lendo sobre esta Escola, que com todo respeito, provavelmente você nunca ouviu falar dela, se seu enredo fosse a Amazônia por exemplo!... Olha, eu não sou contra cantar a Amazônia todos os anos! Mas deve ser feito com liberdade, pois é Desfile de Escola de Samba é Arte também! E a cada ano cantando a Amazônia, teremos um novo olhar e nunca se repetirá... talvez...
Claro, que as tidas como escolas grandes do Rio e de São Paulo, ainda estão na ânsia de seguirem a maioria... mas vale prestar atenção também nas Escolas dos Grupos de Acesso e abaixo dele, as Escolas que chamo Escolas de Base, pois assim o são! E é nestes Grupos, como que de baixo pra cima, como deve ser toda Revolução, que está acontecendo a mudança, ou as ousadias!
Sei que inda devo aqui, uma Postagem inteira sobre o "Paulo Barro', mas vou deixar pra uma próxima, agora a madrugada avança!
Mas, por hora, fiquem com alguns dos Enredos mais inusitados, criativos e irreverentes dos últimos anos, que fazendo ou não sentido, mostram que a liberdade de criação foi instaurada no Carnaval...! Não desmerecendo, é obvio a criatividade de seus carnavalescos, mas reconhecendo que sem Paulo Barros, dificilmente um Presidente de Escola de Samba Aprovaria coisas como esta.
Abaixo uma lista ( Não completa, mas saborosa e válida! ) dos Enredos mais Criativos nos últimos anos das Escolas de Samba do Eixo Rio/Sampa:


A Casamba, de Rio Claro - SP, com o Enredo DESEJOS em 2011


A Rosa de Ouro, então Grupo E do Rio de Janeiro, com A Chave do Mistério em 2011 ( Ano seguinte do "Segredo" )

Leão de Nova Iguaçu, "Nas Garras do Leão, os Sentidos da Emoção", em 2011 no Grupo D do Rio


Matriz de São João de Meriti com "Brincar é Legal! Até Virou Carnaval!"no Grupo E carioca

Utopias - viagens aos confins da imaginação Império da Tijuca 2012

"Vou colocar teu nome na praça" Rocinha 2012     

Em 2013 temos:
"Fanatismo: Enigma da mente humana" na Caprichosos de Pilares, Rock in Rio na Mocidade Se bem que, a Mocidade já era inovadora, nos tempos que Renato Lage e Fernando Pinto reinaram por lá! Mas fica aqui o link com ele! E os Personagens Inesquecíveis das Novelas na São Clemente. Onde imaginaríamos coisa assim antes de Barros?
Em São Paulo, a Pérola Negra vai cantar "O Auto da Compadecida", no Grupo de Acesso.
A Amizade da Zona Leste vai cantar a Rivalidade, no grupo 2 da UESP, e a Iracema Meu Grande Amor vai cantar 2013/ Deu 13 e o Mundo não acabou, nem jamais acabará!  
Esta última, a Iracema, este ano, está sob a batuta deste que vos fala...

Claro, que se olharmos os títulos de todos os grupos de Sampa/Rio, vamos nos deparar com os velhos enredos sobre a luta dos negros, "o circo chegou" e as cidades patrocínadoras. Válidos também! Tudo é Válido!
Existem casos e casos de escolas se dizendo um quilombo, pra dar grito de guerra na avenida, e ainda meia dúzia falando de igualdade, e uma dúzia falando de Candomblé. Além é claro, da reprise com samba fraco, da "camisinha da Grande Rio-proibida", na Tom Maior. 
Mas que existe uma liberdade no ar, ah... existe!

O Belo Samba da Casamba ( Que rima boah! )  de 2011:





___________________________________________________


Algumas Fontes desta postagem

Apoteose.com: http://www.apoteose.com/enredos
SASP
Imagem 1: AQUI 
Imagem 2: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/roda-de-samba/paulo-barros-maturidade-de-um-carnavalesco-379318.html

NOTA: Na verdade postei as 03:51,mas este Blogger tá maluco no s horários! rsrs


Um comentário:

Unknown disse...

adorei william!! Adoro essa "revolução" que o carnaval está vivendo, e digo mais, os sambas irreverentes podem ser a chave para novos talentos e para quem sabe atrair novos fãs do carnaval. Concordo muito com a parte que voce fala da amazônia, que é um enredo muito recorrido, todo ano a historia é outra! Abraço

A Rosa Brasileira se foi...

  Faleceu Rosa Magalhães, em um momento em que a beleza e o bom gosto morrem em nosso país, apodrecem na alma brasileira! O que nos renascer...

O Chamado Mítico

O SONHO...

O Delírio...

Criador x Criatura

O Despertar do Curador!

VISÕES DO FUTURO...

ANITA GARIBALDI HEROÍNA DAS SETE MAGIAS

Marcadores