"Se o vento soprar eu vou... Deixo o Dom me levar amor!...
Vou em busca de um ideal, do meu Sonho de Carnaval..."
Viradouro 2003

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Literatura e Carnaval - Relembrando uma Sinopse Primorosa - Imperatriz 2004



Esta é realmente uma aula, para os compositores atuais, que pegam apenas a ordem das alas e vão criando suas "obras " com base no nome das mesmas o que deixa o samba pra lá de mecânico e cheio de frases longas...
Corremos o risco de em breve escutarmos um novo tipo de samba ernedo, depois do samba lençol o samba   Galvão! Que teria uma letra mais ou menos assim:

Na comissão de frente que vem representado o carnaval
... e ai vem o Abre-Alas...!

# Ficadica.



Enredo: Carnaval 2004
Grupo Especial do Rio de Janeiro

Imperatriz Leopoldinense

Enredo: “BREAZAIL”
Carnavalesca: Rosa Magalhães

SINOPSE

Receita para fazer um bom vermelho
Pique a madeira e coloque-a num caldeirão de água bem quente. Para cada libra de brasil, acrescente uma onça de feno-grego e meia onça de goma-arábica. Ferva durante três horas e deixe repousar por três dias. Retire do caldeirão, com cubos, a quantidade de tinta necessária para tingir.
Prepare este líquido em outro caldeirão, no qual acrescentará o alume. Coloque a seda, que foi deixada num banho de alume durante uma noite, no segundo caldeirão, e passe-a por oito banhos quentes. Caso deseje um outro tom, numa tina de água fresca, dissolva um pouco de água-forte. Assim a cor carmesim se transformará em vermelho-fogo denominado scarlatin.
Uma reação química hoje, uma mágica ontem. Os magos alquimistas, precursores dos químicos da era moderna, muito contribuíram para estas descobertas.
Dedicavam-se sobretudo na busca em transmutar outras substâncias em ouro e prata. Se não encontraram esta fórmula para os metais, descobriram outras, de valor talvez até maior.
O poder simbólico do vermelho
Desde o primórdio das civilizações, o vermelho do sangue e do fogo adquiriu o duplo significado de vida e destruição. Ao vermelho foram atribuídos vários poderes: provocar a fertilidade, afastar os maus espíritos, assegurar a vitória no combate. As virtudes do vermelho não se limitavam aos impulsos bélicos, eram muito mais místicas e profundas. Os indivíduos que se vestiam de vermelho ou púrpura elevavam-se material e espiritualmente acima dos outros.
O vermelho é tão dominante na China, que à cor brilhante dá-se o nome de vermelho chinês. As sedas e os algodões tintos de vermelho vestiam os soldados e os mandarins. Pela sua raridade era caro.
Breazail:
Breves pinceladas sobre corantes e tinturas da Antiguidade, são fundamentais para podermos entender e valorizar a grande aceitação da madeira tintorial brasil asiático e mais tarde do brasil do Novo Mundo.
Os fenícios, grandes navegadores, comercializavam os tecidos tintos de vermelho – o próprio nome fenício, vindo do grego – significa púrpura. Eram os detentores do segredo da fabricação desta mística e suntuosa cor. O dióxido de estanho era um produto indispensável no processo secreto da fabricação da púrpura. Obtinham esse inestimável corante mineral de cor avermelhada com os celtas, povo mineiro que o extraía de minas espalhadas desde a Irlanda até a Ibéria, os celtas chamavam o estanho de breazail, ou vermelhão.
Existem muitas teorias mas acredita-se que o termo brasil tenha origem celta.
O brasil asiático e o brasil do novo mundo
O brasil asiático (Caesalpina sappan) vegetal tinturial, era vendido em toda a Europa (desde o século XII), originária do longínquo oriente. O preço do sappan era mais baixo que de materiais silvestres ou animais. Por ser de fácil aplicação e grande rendimento, tornou-se muito popular.
Colombo, ao chegar a América, escreveu aos reis que esta região possuía madeira tintorial em grande quantidade.
Mais tarde descobriu-se que era uma variedade diferente da asiática e foi chamada de (Caesalpina echinata), o nome científico para o pau-brasil.
Quando foi informado de que a única riqueza aparentemente disponível na terra recém descoberta por Cabral era o pau – de tinta, D. Manuel tratou de declarar a árvore monopólio da Coroa, optando em seguida por arrendar sua exploração para a iniciativa privada.
Primeiro ciclo extrativista, primeira matéria-prima de exportação, primeiro produto contrabandeado, o pioneirismo do pau-brasil não para por aí, o chamado lenho tinturial, se transformaria no primeiro monopólio estatal, primeira privatização, primeiro produto tributado e objeto do primeiro cartel nos trópicos, e também se tornaria a primeira espécie ameaçada de extinção.
A primeira feitoria e forte em Cabo Frio
Américo Vespúcio, é um personagem complexo e contraditório. Vespúcio forjou em torno de si um mar revolto de celeuma e controvérsia. De suas quatro supostas viagens ao Novo Mundo, duas o trouxeram ao Brasil. Após a primeira, ele teria informado ao rei que a única riqueza explorável naquele novo território era “uma infinidade de árvores de pau-brasil”. Na segunda, teria se tornado o responsável pela fundação da primeira feitoria portuguesa na América.
Vespúcio concluiu que a terra visitada era pobre em perspectivas econômicas e as oportunidades comerciais se limitavam ao pau-brasil. Seu relatório parece ter selado o destino do Brasil por quase meio século. O primeiro entreposto para o comércio do pau-brasil foi construído em Cabo Frio.
“Chegamos a um porto em que decidimos erguer um castelo (fortaleza e feitoria) o que logo fizemos, e deixamos ali 24 cristãos que estavam conosco, recolhidos da perdida nau do comandante. Construído o castelo, carregando nossas naus de pau-brasil, ali permanecemos cinco meses. Concluídas essas atividades, concordamos em voltar.”
A Utopia
A narrativa das viagens de Américo Vespúcio, através de cartas, fizeram muito sucesso. O enredo revelou-se insinuante, floreado como um romance. Não foi Vespúcio que batizou o Novo Mundo, foi seu texto. Sucesso estrondoso numa Europa basicamente iletrada, “Mundus Novus” teve 25 edições em mais de seis línguas, em menos de dois anos. Teriam sido cerca de 20.000 exemplares vendidos. Um verdadeiro best-seller.
Um dos leitores que se encantou com a narrativa foi Thomas More, filósofo inglês. Foi baseado neste pequeno trecho da narrativa de Vespúcio que escreveu seu livro mais importante – A Utopia. Um desses 24 marinheiros que ficaram em Cabo Frio, se torna o personagem chamado Rafael Hitlodeu, narrador de uma história que se tornaria um marco da filosofia. Ao invés de morrerem nesta feitoria, saíram de lá e logo adiante encontraram um país inigualável chamado de Utopia, habitada por pessoas singulares no seu modo de vida, os utopianos.
Vivem em perfeita harmonia, nada lhes falta, comida em abundância, mas não comem exageradamente, todos trabalham mas também se divertem. Não dão valor ao que outros povos normalmente prezam muito e para mostrar seu desprezo ao ouro e a prata não são usados como adornos. As jóias são para as crianças se enfeitarem e brincarem, os adultos não se interessam por elas.
Nesse país imaginário, os trajes são simples e elegantes, tecidos são naturais e claros, sem tingimento.
Em Utopia, o pau-brasil com certeza ainda existe, dando sombra e oferecendo um raro espetáculo com suas belas flores amarelas. Nossa esperança é transformar nosso chão numa utopia, a mata atlântica preservada e abundante em pau-brasil...
Bibliografia:
Vespúcio, Américo (1451-1512)
Novo Mundo – as cartas que batizaram a América
Eduardo Bueno – introdução
Editora Planeta do Brasil – 2003. São Paulo
More, Thomas
A Utopia
Título original – “De Optimo Publicae Statu Deque Nova Insula Utopia”
Editora Martin Claret – 2003. São Paulo
Bueno, Eduardo
Pau-Brasil
Axix Mundi Editora – 2002-10-25
Massa, Hilton
Cabo Frio, nossa terra, nossa gente...
Dinigraf – 1996
Silveira, Luiz Carlos da Cunha
O outro Cabo Frio
2003


SAMBA-ENREDO 

Autores: Jeferson, Veneza, Carlos de Olaria, Me Leva e Guga


Vermelho é vida
É sangue, é coração
Coloriu a história
De paixão, de vitória, de vibração
Pintou o manto dos reis
E o encanto chinês
O poder e a religião
Das minas o celta extraía
O corante breazail
Porém era o fenício quem fazia
A tinta que o mundo seduziu
Da Ásia à madeira
Deu o tom pra Europa inteira (bis)
Mas o Brasil do bom
Só em terra brasileira
Viagem ao Novo Mundo
Deu a Vespúcio a primazia
De erguer em Cabo Frio
Fortaleza e feitoria
Depois partiu com o nosso pau-brasil
Deixando aos marinheiros poesia
Visão do infinito, lugar mais bonito
Era o chão da Utopia
Quem dera a paz e a harmonia
Ver meu país cantar feliz
Na sombra de um pau-brasil
Um samba da Imperatriz
Hoje eu quero ver
Caldeirão ferver nessa magia (bis)
O Brasil deu a cor
Pra tingir de amor nossa folia

Fonte: O Batuque




quarta-feira, 27 de junho de 2012

Comemorações dos 38 anos de Prova de Fogo



Prova de Fogo grava clipe alusivo aos seus 38 anos!



Por Rosana Pinto

A escola de samba Prova de Fogo, de Pirituba, realizou no último sábado (23/6) a gravação de um clipe institucional alusivos aos seus 38 anos, completados em 16 de junho. O teatro Clementina de Jesus, no CEU Vila Atlântica, no Jardim Nardini, serviu de palco para os trabalhos se estenderam por cerca de seis horas, divididos em duas etapas: captação do som ao vivo e a captação de imagens em alta definição, realizadas pela Mayã Produções.

Ritmistas, músicos, casal de mestre-sala e porta-bandeira, baianas, passistas e harmonia participaram deste projeto idealizado pela nova diretoria, agora sob o comando de Ivan Renato de Lima, que  tomará posse como presidente no mês que vem.

O clipe, uma das ferramentas para divulgação do Prova Samba Show, será mostrado na festa em comemoração ao aniversário de 38 anos, no próximo dia 28 de julho, a partir das 21 horas, na Casa de Nassau (avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 4.123, Pirituba).

Na programação do evento, apresentação da nova diretoria, lançamento do enredo para o Carnaval 2013 e participação das baterias das coirmãs Mocidade Camisa Verde e Branco - madrinha da Prova de Fogo -, Dragões da Real e São Lucas; além de apresentações musicais e de dança e o tradicional Encontro dos Pavilhões.

Os convites já estão à venda por R$ 20.  Mais informações: www.provadefogo.com.br ewww.facebook.com/provadefogo .

Confira algumas fotos da gravação do clipe da Prova de Fogo.



ClipePF 02 - Casal Tchaca e Vivi com Celso de Lima, presidente de honra; Ivan de Lima, presidente; e Rosana Pinto, vice-presidente



ClipePF 03 - Passistas:  Larissa, Elaine, Pollyana, Ariane e Ariana,



ClipePF 04 - Passistas Ariana, Larissa, Ariane, Elaine e Pollyana entre o casal Tchaca e Vivi



ClipePF 05 - José Carlos, Pedro Henrique e Denny Gomes



Clipe PF 06 - Mestre Vinícius e ritmistas



Clipe PF 07 - Denny Gomes, músicos e ritmistas










quarta-feira, 20 de junho de 2012

Rio 20 e "A Lapa de Adão e Eva! O Paraíso do Prazer e do Pecado! " - As Considerações Finais, aprovados os acordos de que mesmo???...




O Centro do Rio hoje dá um Enredo de Escola de Samba! 
Palhaços, Índios, Sem Terra, Manifestantes, Pedestres, Mendigos, Taxistas, Camelôs, Trabalhadores em sua hora de almoço, Prostitutas, Garotos de Programa e Governantes Mundiais!
Todos em uma marcha de indecisões!
A Rio 20 serviu pra quê?
Mais uma vez se falou de ecologia e nadase praticou???!
O Povo está nas ruas e quando isto acontece é muito belo, é muito proveitoso... o povo e o governante são um só!? Eles ainda não sabem disto...
E já que este é um Blog de Carnaval, fica a sugestão de enredo! Pena que os presidentes das Escolas de Samba, vivem atrás de patrocínio! E os carnavalescos, salvo raras exessões, ( Eu ando mais desbocado aqui ! ) não enxergam estas oportunidades!
Mas eu ainda chego lá!... Ah se chego!

E como eu disse a um amigo outro dia, criar um enredo crítico e ainda com uma mensagem esotérica, a própria mensagem do Arcano O Louco ou do Arcano O Diabo, era só o genial Joãozinho que sabia fazer!

Este desfile me vem a mente neste mometno, e que ainda se casa com um refrão perfeito: A Lapa de Adão e Eva!



Resenha:

Amo.. em meio a ela o extase do nada saber! Adoro esta folia do retardo, débil ! Sou louco né? 

Mas experimente também.. esta é a demência do despertar! Somos bem o meio termo do 

Louco e do Diabo! é que não tem a carta da Serpente! Nem da Bicha!







segunda-feira, 18 de junho de 2012

Em festa, Acadêmicos do Tucuruvi apresenta Igor Sorriso e homenageia melhores de 2012




Por Rosana Pinto.


Em noite de premiação aos melhores da agremiação em 2012, a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi apresentou à comunidade seu novo intérprete: Igor Sorriso. Considerado uma das melhores vozes do Carnaval do Brasil, Igor contagiou a todos que estiveram na quadra na noite deste sábado, 16/6, com sua energia, simpatia e carisma. 

 

Igor circulou muito à vontade pela quadra, conversou e tirou fotos com os componentes, justificando a cada clique o porquê do seu nome artístico. Igor era só sorrisos. "Eu estava muito nervosos e ansioso por este momento, mas agora estou muito feliz e confiante que conseguirei ajudar a Tucuruvi a conquistar o tão sonhado título de campeã do carnaval paulistano", disse o intérprete logo após a sua apresentação no palco, onde cantou os  quatro sambas de enredo de 2009, 2010, 2011 e 2012 da Tucuruvi e ainda deu uma "palhinha" ao cantar o samba da São Clemente (RJ), na qual também é intérprete oficial.
Ao receber a homenagem, o carnavalesco Wagner Santos adiantou que a Tucuruvi terá um maravilhoso enredo para o Carnaval 2013 e informou que, em breve, será lançado oficialmente. Ele já está finalizando a sinopse e os figurinos das fantasias e alegorias. 


Caroline Valeria e Renee 

Outro premiado da noite, o Mestre Adamastor, afirmou que a escola vem trabalhando forte e falta muito pouco para obter o título. “Em 2013, vamos nos empenhar ao máximo para obter esse título, e ele será dedicado à Dona Edna!”, destacou Adamastor.
Outra novidade apresentada pela escola de samba da Cantareira foi a nova formação dos casais de mestre-sala e porta-bandeira, que agora estarão sob a coordenação de Michael Smith. Róbinson Silva e Thaís Paraguassú, que  vão desfilar juntos pelo quinto ano consecutivo em 2013, continuam sendo o primeiro casal (oficial) da agremiação.

Os demais não terão mais nomenclatura de segundo, terceiro ou quarto casal. Verônica Nascimento e Ramon Lima vão estrear na Tucuruvi, passando a compor o elenco que terá a seguinte formação:Aryane e Ramon; Verônica e Alisson; e Sandy e Cristiano. 

Durante o evento, todos os setores da agremiação foram homenageados. A Comissão de Frente recebeu um prêmio especial. Além de medalhas entregues a todos os integrantes, a coreógrafa Cheila recebeu um quadro com a foto da Comissão de Frente no desfile de 2012.

Diretores de ala e harmonia, destaques, carro de som e ritmistas também foram premiados. Também marcaram presença na festa a modelo e madrinha da Bateria, Caroline Bittencourt; a rainha Valéria de Paula e a musa Renée Oliveira, que dançaram à frente da bateria.

                                         

Caroline Bittencourt e Igor Sorriso

---------------------------------------------------------------------------

Fotos em anexo. Crédito: Renato Cipriano

---------------------------------------------------------------------------
Mais informações para imprensa:

Rosana Pinto
(11) 7522-9329





segunda-feira, 11 de junho de 2012

Neste sábado (16/6), Tucuruvi apresenta novo intérprete Igor Sorriso e homenageia os melhores de 2012


por Rosana Pinto.


A Acadêmicos do Tucuruvi apresenta neste sábado (16/6) seu novo intérprete Igor Sorriso. A nova voz da escola de samba da Cantareira, Igor estreou no Carnaval carioca em 2004 pela Mocidade Unida de Santa Marta. Atualmente, também é intérprete oficial da São Clemente (RJ). 
 O presidente Hussein Abdo Elselam (Sr. Jamil) reafirmou sua confiança no trabalho que Igor irá desenvolver à frente do carro de som da Tucuruvi, juntamente com os demais integrantes.  "Igor é um dos melhores e mais premiados intérpretes da atualidade e uma das melhores vozes do carnaval brasileiro", destacou o presidente.  

“Não é simples assumir a responsabilidade de defender um pavilhão, de guiar uma escola de samba através do cantar. Mas, tenho certeza que, com a ajuda de toda comunidade da Cantareira, vou conseguir colaborar para o tão sonhado objetivo desta escola, que já está no meu coração. Obrigado, meu Deus! Minha escola é só felicidade. Vem comigo Tucuruvi!", afirmou Igor.
 
Além da apresentação de Igor Sorriso à comunidade, também haverá homenagem aos melhores da agremiação no Carnaval 2012.  O evento tem início previsto às 20 horas, na quadra que fica na avenida Mazzei, 722 - Tucuruvi. O ingresso custa R$ 10. Informações pelo telefone (11) 2204-7342 ou e-mail contato@academicosdotucuruvi.com.br .
 
 





terça-feira, 5 de junho de 2012

Desfile da Grande Rio 2012




Quando havia passado a Tijuca, eu estava em Sonho!
Deixei acontecer a Grande Rio, e me apaixonei pelas alegorias, não eram apenas grandiosas, tinham um sentido, uma beleza, uma mensagem! O Cahê Rodrigues a meu ver fez uma de suas melhores obras.

Confiram o Desfile da Grande Rio 2012:



_____________
Imagem dAQUI



Segundo dia dos Desfiles do Especial do Rio de Janeiro

  Fonte da Foto:  https://diariodoestadogo.com.br/desfile-das-campeas-2025-beija-flor-fecha-com-chave-de-ouro-saiba-tudo-sobre-o-evento-no-r...

O Chamado Mítico

O SONHO...

O Delírio...

Criador x Criatura

O Despertar do Curador!

VISÕES DO FUTURO...

ANITA GARIBALDI HEROÍNA DAS SETE MAGIAS

Marcadores