Merchandising x Samba de Raiz


Seja quem trabalha no desenvolvimento de um Desfile de Escola de Samba, especialmente de um Enredo, e de suas Ilustrações ( Linguagem Plástica, do Desfile ) ou mesmo quem ama o espírito alegre e puro do Caranaval na forma de um Desfile de Agremiação, sabe que é difícil encaixar um patrocínio com um bom Enredo ( Tema a ser contado pela Escola de Samba durante seu desfile ).

A meu ver o profissional que mais sofre é o Carnavalesco, o Designer do Carnaval, pois geralmente este pensa um belo desfile e existem histórias belas a serem contadas em sua mente, e esta necessidade de dinheiro infinito que as Escolas de Samba acabam precisando, a cada ano mais altas são as cifras, impede muito a criatividade, ou até mesmo a realização e desenvolvimento de um Estilo Artístico por parte destes artistas.

O que seria uma regra apenas para não haver ocnflito com a Globo, acaba sendo também algo ético, pois imaginem como seria feio uma Alegoria escrito Blogger, ou Google?... Talvez para internautas mais ativos, nem tanto, mas e se fosse uma marca de tinta, ou um refrigerante...? Bom a questão é unir o bom gosto com a propaganda... Esta é a época em que as Escolas de Samba do Rio e de São Paulo, e porque não do Brasil todo estão fervilhando atrás de Parcerias e Patrocínios, para saírem na frente de suas concorrentes e realizarem um espetáculo cada vez mais gigantesco! O que sinceramente me preocupa, pois parece que todos caminhamos do desenvolvimento dos desfiles desembocam apenas para o desfile Merchan, e não para o Contar Histórias, que é uma das funções de uma Escola de Samba na Avenida, função esta que muitos do próprio meio do espetáculo, esquecem as vezes... Leia mais sobre o assunto  AQUI .

Existem desfiles que não funcionaram, mas que visualmente eram belos, pois o patrocínio era grande, um exemplo recente, é a Grande Rio com o Gaz de Coari... Outros não deram retorno esperado para o próprio patrocinador, como o desfile da Imepratirz, cantando a Antropofagia em 2002, Um desfile belíssimo visulamente em uma alusão aos índios antropófagos de Campos dos Goitacases.Na época foi muito comentado que a Prefeirtura de Campos exigiria o dinheiro de volta! Mas o carnaval passou e lá se vão os anos e ninguém fala mais nisso, nem eu sei o termino desta história.

Realmente é difícil falar sobre uma marca, ou sobre uma cidade sem colocar letreiros, estamos muito acostumados a este tipo de propaganda, a visual, com letras coloridas!
Mas sendo criativo e flexível, sedendo sempre para a Harmonia e a Beleza é possível realizar boas parcerias sem ser digamos "vendido demais" :

Um Desfile com Enredo totalmente patrocinado que eu particularmente gosto muito da Beija Flor em 2002, Imponente e mitológico, sob o comando da Lendária Comissão de Carnaval, e homenageando Rubem Berta e a Varig!




Naquele mesmo ano a concorrente da varig, Tam entrou na briga com o Salgueiro, nunca se saberá quem escolheu o Enredo primeiro, e se foi pensado ou não, mas o Salgueiro foi mais claro em seu Merchan, e mesmo assim não perdeu a simpatiu, uniu bem suas cores vermelho e branco as cores da Empresa Patrocinadora, e o Carnavalesco Mauro Quintaes fez um de seus melhores trabalhos daquela década, com belíssimas alegorias e fantasias, a Comissão de Frente ainda tinha os moldes antigos 80/90 mas era funcional e agil.


Este ano, de 2011, a Vila Isabel fcantou os Mistérios dos Fios de Cabelo,
E com um toque do Azul da Vila, Rosa Magalhães estava como sempre Vibrante.

Só a Comissão de Frente, do sempre acertivo e brilhante Marcelo Mizairides, que não funcionou bem, a linguagem era muito moderna e clean, não combinava com o conceito geral da escola, especialmente com o Abre-Alas.
Gisele Bintchem ( como escreve isso ??? ), mal educada com a reporter global no início do desfile ( no vidieo abaxo mostra só a fala bonitinha, foi um caso a parte! Cereja do Bolo? Sei!... podia bem ser mais alegre e simpática...
Tinga, estava imbatível, e o Samba na Avenida funcionou. Foi Vibrante no final das contas. ( Eu gosto mesmo de carnaval! rsss )



Pensemos mais sobre estes Patrocínios... Até onde funcionam realmente?... Difícil dizer...




Comentários

Leo Antunes disse…
Fala ae! Hj em dia e cada vez mais fica inimaginável se fazer um grande carnaval no sentido de magnitude e luxo sem dinheiro, patrocínio. Saudoso o tempo em q nao havia quase nada e a criatividade simples e singela fazia a alegria das escolas com toda a dificuldade e ausência de luxúria. Mas é o progresso, pro bem o pro mal é o q temos, nao dá pra voltar pra trás, só dá para ter, saudades.
Milla Pereira disse…
Sim, amigo, eu tenho Facebook. EStá listado no outro Blog o "Páginas de Poesia", clica no banner, neste Ponto de Vista, ok? Deixei um recadinho pra vc no VF, sobre o e-mail que lhe enviei e aguardo resposta, vc viu? Linda noite, abrçs

Postagens mais visitadas