Desfile das Escolas de Samba no Novo Sambódromo



Achei muito interessante este vídeo, mostra uma visão global do formato do espetáculo, em seu novo palco.
O Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, é antes de tudo um evento urbano, sua concentração de alegorias e alas na Presidente Vargas, ao lado do mangue prova isto, mas o Palco está cada vez mais do Showbiz.




A Nova Passarela do Samba Carioca e Dicas de Sobrevivência:
 
"PASSARELA DO SAMBA - SAMBÓDROMO
A Passarela Professor Darcy Ribeiro está localizada na Rua Marquês de Sapucaí, na Cidade Nova. O início da Passarela é na Avenida Presidente Vargas, próximo a Praça Onze termina na Rua Frei Caneca. Durante o carnaval para ir ao Sambódromo e assistir ao desfile, a melhor maneira de se direcionar é saber a localização do setor para o qual foi comprado o ingresso. O seu projeto, de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, visando a dotar a cidade de um equipamento urbano permanente para a exibição do tradicional espetáculo do desfile das escolas de samba. Inaugurada em 1984, com o nome oficial de "Avenida dos Desfiles", marcou o início do sistema de desfiles das escolas de samba em duas noites, ao invés de em apenas uma noite, como era costume até então. Posteriormente, seu nome oficial mudou para "Passarela do Samba" e, finalmente, a partir de 18 de fevereiro de 1987, seu nome oficial passou a ser "Passarela Professor Darcy Ribeiro", numa homenagem ao principal mentor da obra, o antropólogo Darcy Ribeiro. Essa denominação oficial se conserva até hoje. Popularmente, porém, a obra é mais conhecida como "Sambódromo", a partir da junção de "samba" com o sufixo de origem grega "dromo", que significa "corrida, lugar para correr"[4]. Sua estrutura, em peças pré-moldadas de concreto, possui cerca 700 metros de comprimento. E atualmente capacidade para 75 mil expectadores.

Como chegar ?
SETORES PARES setores pares, 2, 4 ou 6 : Táxi - há empresas preestabelecidas para atender os setores pares, que são amplamente divulgadas por ocasião do carnaval. As tarifas são cobradas com preço tabelado para sair do Sambódromo e bandeira dois ou preço preestabelecido com o passageiro para a ida ao Sambódromo. Metrô - funciona sem interrupção até às 23h da terça-feira de carnaval, com intervalos de 10 minutos na madrugada. E de qualquer ponto que se parta a descida é na estação Praça Onze. Saindo da estação virar duas vezes à direita, seguindo em frente para o Setor 2 e, tomar a Rua Carmo Neto. Para setores 4 e 6 siga em direção a Av. Salvador de Sá diversas placas indicam a entrada para os setores.

SETORES ÍMPARES Já se o lugar for em dos setores ímpares 1, 3, 5, 7, 9, 11 ou 13 e seguindo as mesmas opções de transporte, as características são as seguintes: Táxi - da mesma forma que do lado par, há empresas especiais para atender aos setores ímpares, com tarifas preestabelecidas. De qualquer maneira o táxi comum para a ida cobrará a bandeira 2 ou uma tarifa combinada com o passageiro antes de começar a corrida. Para quem sai da zona sul o melhor trajeto é via túnel Santa Bárbara e da zona norte pela Rua Itapiru. Em ambos os casos, o táxi deve passar sobre o Viaduto São Sebastião que segue paralelo ao Sambódromo, onde o passageiro saltará. Logo se avistarão as placas indicativas para a entrada de cada setor. Metrô - saindo da zona norte ou da zona sul, a estação de descida é a Central. Daí seguir a pé até o Sambódromo, cujo trajeto é longo, de aproximadamente 700 metros, passando junto dos carros alegóricos das escolas e do Terreirão do Samba. Ônibus - saindo da zona sul ou da zona norte é preciso certificar-se que a linha esteja passando por cima do Viaduto São Sebastião, porque durante o carnaval os trajetos de muitas linhas de ônibus são alterados.

O QUE LEVAR No máximo dois vasilhames de 500ml, de plástico com bebida e até dois itens de alimentação, como fruta ou sanduíche. São proibidos isopor, garrafas, vidros e fogos. Uma capa, tipo descartável, em caso de uma eventual chuva de verão. Guarda-chuvas não são recomendáveis, com certeza dificultarão a visão do desfile. No Sambódromo existem lojas e lanchonetes espalhadas pelos setores, com diversos itens de alimentação disponíveis."


Fonte: Rio Mania http://www.riomaniatour.com.br/carnaval/sambodromo.html

_________________________
Textto e Imagem dAQUI 
Vídeo Canal Kaalipso1 AQUI


Comentários

Postagens mais visitadas