Relembrando um Desfile Clássico! Porto da Pedra 1996



Analisando este desfile, esta fase da Porto da Pedra, na década de 90... Havia acabado de subir para o Grupo Especial, em 96 seu primeiro desfile ( Este do vídeo abaixo incorporado ) e no ano seguinte, com um samba menos genial, mas não menos belo, entra  pra história, ficando em quinto lugar... Fase grande de Mauro Quintaes, o carnavalesco, injustiçado em 97 quando a Escola de São Gonçalo cái para o Grupo de Acesso... mas retorna em 1999, com um enredo muito interessante sobre o carnaval e as Escolas de Samba do Rio de Janeiro... cái de novo em 2000 e retorna em 2002... sim foi conturbado... depois disto não caiu mais...  vendo esta época de sobe e desce, até pensamos ser normal ela estar lá no Acesso de novo... mas será? Não!... Mas a genialidade dos primeiros desfiles... ( a genialidade de Mauro... ) Não se vê mais... Não estavam presentes mais nestes últimos anos... e nos 3 últimos anos, uma sequência de enredos que não ganharam simpatia... contribuíram para a queda da Escola do Tigre.
De 2007 pra cá com sambas lindos... o que foi aquele sobre Mandela, uma jóia... e o de 2011, mas não tiveram retorno do públco.
No ano que falou da Moda... faltou samba e havia visual... no ano que cantou Maria Clara Machado,  ( 2011! ) faltou colocar o nome dela na letra do samba?... Afinal... Clara... quem é Clara, pra quem não mora no Rio?... Imaginem... Nunes? E se a Beija Flor já colocou Ana Jacinta de São José, qual seria o problema de colocarem o nome da Clara, completo!? Esta é só minha opinião, já atevendo que a Porto precisava reforçar imagem! Imagens!
Sei que podem pensar que esta é uma crítica a escola... mas não é não!


É apenas um saudoso texto... de quem quer muito ver a Porto da Pedra sempre simpática e genial... 


( e o Carnavalesco Mauro Quintaes também, porque não? Sempre simpático e genial... )  de volta a Elite do Carmnaval. Cheios de Criatividade e Bom Gosto... Entenderam?... 
Não é sugestão de contratação não... Sei e aplaudo, pois acho acertadíssima a decisão da Porto da Pedra contratar o Carnavalesco Fábio Ricardo, que continua na São Clemente. ( Se ele escolher bem o enredo, e vai escolher! Tem a chance de emplacar dois enredos incríveis em 2013!) Sorte a todos que são do Samba! Boa gente! 
Agora fiquem com o este inesquecível desfile, que já falei demais por hoje:





Porto da Pedra - Samba-Enredo 1996 
Billy Boy, Cesar Reis e Elio Sabino 
Pelos quatro cantos desse mundo 
Porto da Pedra faz um grande carnaval 
Do Brasil até a China
Pierrots e colombinas
Numa festa genial, que legal !
Ganhei colar de rosas 
Nova Orleans teu carnaval te fez famosa
Que felicidade, que alegria 
Salve Rei Zulu, o rei da folia 
Na Bolívia cheguei, a diablada brinquei 
Garimpando era tudo que eu queria 
Em Bonn o alemão põe pra quebrar 
Bebe cerveja sete dias sem parar


Eu quero é mais, eu quero é mais

O combustível da ilusão me satisfaz

Pelos canais de Veneza 
A máscara de seda eu usei 
Saudei o leão, sua alteza
E o carnaval de Nice eu fui pra ver 
Vieram flores me oferecer
E assim, na magia das cores 
No rufar dos tambores 
Dragões, serpentes, piratas 
Rei Momo abre as portas do meu Rio
Que sempre faz um carnaval dos carnavais


Endiablada eu tô, eu tô, eu tô

E vou sacudir, eu vou, eu vou

Nas garras do Tigre

Se ligue, eu vou deixar cair



Comentários

Postagens mais visitadas