Carlos Francisco, um Divulgador das Escolas de Samba


...é ele o Entrevistado de Hoje no Sonho de Carnaval


Recentemente, no You Tube, eu descobri o Canal do Carlos Francisco e me encantei por suas postagens. Ele posta vídeos de Desfiles de Escola de Samba, do Rio de Janeiro, sem o comentário ou a narração habitual, além de ser um ótimo compacto, os desfiles assim te deixam em contato com o Samba Enredo da Escola, o que é uma proposta muito interessante.
Eu sou um dos grandes admiradores do You Tube, e acredito no seu papel integrador e propagador de conhecimento, arte e informação.
Eu não tenho nada contra a narração ou aos comentários da Globo, pelo contrário, acredito na utilidade dos mesmos, pois são uma maneira de informar o telespectador. Mas aprecio muito a proposta do Carlos Francisco. Brasileiro que mora hoje nos EUA, mas que não deixa sua paixão pelo Carnaval das Escolas de Samba do R io...
E é com ele que vamos conversar hoje.






Primeiro quero agradecer você por ter topado, esta entrevista, aqui pro Blog Sonho de Carnaval.


Quando você começou a assistir os desfiles do Rio Carlos Francisco?




Pela televisão, foi em 1973, quando eu tinha 10 anos. Foi naquele ano que eu fui arrebatado pela escola que invadiu meu coração e se tornou a minha preferida. Ao vivo na Sapucaí minha primeira vez foi em 1978.


Você tem um desfile que seja o seu preferido?


Não. Apesar de apaixonado pela minha escola, primeiramente sou um amante desta arte que são os desfiles das escolas de samba. E tem tantos desfiles arrebatadores e extraordinários que diria que devo ter umas 3 dúzias ou mais de desfiles preferidos.


Pra qual Escola de Samba você torce?


O verde significa a esperança. O rosa AMOR. Sou mangueirense.


Fale um pouco da proposta do seu canal no You Tube?


Com a extinção da TV Manchete e a tranmissão passando a ser feita exclusivamente pela
Globo, comecei a sentir mais o incomodo de ficar escutando os narradores falando bobagem. Na Manchete isso não acontecia devido a qualidade da sua equipe e foi graças a eles que muito aprendi sobre os desfiles e as escolas. Na Globo até uns 10 anos atrás, os narradores me irritavam mas os comentaristas eram bons. Hoje em dia, só salva o Aroldo Costa pois o restante guardando algumas excessões, são lamentáveis.
Por conta disso, e pela facilidade que a tecnologia doméstica nos oferece hoje e dia, comecei a editar os desfiles só com o canto e a imagem. Foi tão prazeiroso o resultado de assistir os desfiles sem ninguem falando bobagem que a cada um que eu iria rever ( vejo os desfiles durante o ano todo) antes eu fazia a edição.
Tendo consciencia que a insatifação das bobagens ouvidas não pertenciam só a mim, pois era bastante evidenciada nas redes sociais a ponto de abrirem tópicos nas comunidades de carnaval somente para os usuários postarem as “pérolas da narração”, resolvi postar os vídeos no You Tube, mas me deparei com um problema, pois só era permitido na minha conta vídeos de no máximo 15 minutos.
Meus primeiros vídeos tinham esta duração, porém eles ficavam muito limitados pela escasses de tempo, até que no carnaval de 2011, postei no canal o discurso do Milton Gonçalves antes do esquenta da Mangueira. Este vídeo teve mais de 3.000 acessos por dia nos primeiros dias. Por conta disso recebi uma mensagem do You Tube que a partir dali estava liberado no meu canal vídeos com mais de 15 minutos. Dali em diante, passei então somente “limpar” os vídeos ao invés de compacta-los.


Como você edita os vídeos?


O desfile, por ser uma espécie de “ópera a céu aberto”, necessita de uma cronologia para ser
entendido. Por este motivo, começo sempre quando a comissão de frente se apresenta aos jurados em frente ao setor 9, pois dali em diante a transmissão para com as entrevistas e imagens aleatórias, respeitando a sequencia das alas e dos carros. Quando disse anteriormente que “limpo” os vídeos, isso significa que retiro das imagens o relogio, replays, a maioria das tomadas aéreas, closes apelativos, imagens de camarotes etc. Porque? Para que o desfile seja visto na íntegra e na sua essencia. Faço questão também de só postar os desfiles completos, des da comissão de frente até a última ala pois o que me incomodava bastante nos vídeos que tinham no You Tube era de nunca serem completos. Voce só via trechos. No meu canal todos são inteiros.


Houve algum que tenha dado mais trabalho, ou que você não tenha conseguido editar por alguma razão, talvez por excesso de fala dos comentaristas?


Pela fala não, pois sempre edito o áudio separado e quando coloco o vídeo no editor, ja retiro o áudio original e coloco o editado só com o samba, pois desta maneira se torna mais fácil harmonizar as imagens com o “novo áudio”. Que eu me lembre até hoje por conta das imagens o que mais deu trabalho foi o da Beija-Flor 1990, Todo mundo nasceu nú. Não sei se foi por causa do tema, esta transmissão tinha a cada 10 segundos replays “apelativos”. Tirei todos, mas deu trabalho.


Quando surgiu a ideia de postar os Desfiles?


Pelo fato de não achar os desfiles completos no You Tube e saber que muita gente assim como eu ama este espetáculo, resolvi colocar os desfiles para todos. Dali em diante, fui recompensado pela minha atitude, pois 99% dos comentários são de carinho, gratidão e elogio. Que coisa boa é receber esta energia da galera.


Você acredita em Internet Livre?


Com ressalvas. Esta é uma discussão de vários prismas. Depende muito do lado que voce olha.
Liberdade e respeito tem que caminhar juntas, lado a lado. Pois sem este equilíbrio, princípios éticos e/ou autorais, acabam se perdendo.


Muita gente, não consegue compreender o poder de divulgação que um vídeo no You Tube oferece, e que o fato de alguém postar ou indicar um vídeo no You Tube, na verdade a pessoa ou estas pessoas estão divulgando a imagem, o produto e propagando informação. O que você acha disso?


Acho que se trata de uma ferramenta bem poderosa, porém é necessário cuidado e discernimento, pois hoje em dia se tornou bem fácil a manipulação da informação em si. Mentiras viram verdades e vice-versa. Cabe a quem assiste ponderar e tirar suas própias conclusões pois a responsabilidade neste tipo de veículo de comunicação não está nas mãos de quem produziu a informação e sim de quem consumiu.


Você não mora no Brasil, como está esta questão da internet livre fora do país?


Bem vigiada. Vários vídeos do própio You Tube, não rodam por aqui. Aparecem mensagens
tipo conteúdo protegido por direitos autorais nao sendo permitida a exibição. Os sites de download grátis, também estão na mira do governo que hoje em dia tem várias ferramentas para rastrear toda a sua movimentação. Gigantes como o Google, que possui vários sites, unificaram seus “Termos e condições”, eximindo de si própio a responsabilidade, passando para o usuário que tem que aceitar os novos termos para poder continuar usando o mesmo.


Acredito que você divulga e propaga o produto carnaval e torço pra que continue trabalhando nisso!
Mais uma vez agradeço.


Eu é que agradeço a oportunidade de divulgar o meu trabalho.


Um grande abraço.


Carlos Francisco


E no clima da Mangueira, já que nosso entrevistado é Verde e Rosa de Coração, vamos conferir um vídeo de seu Canal, da Estação Primeira!!!







Comentários

Unknown disse…
Por recomendação do Bill de Oliveira fui olhar o canal do Carlos e realmente é um achado. É bom ver que não é só eu que me irrito com as besteiras que os narradores falam, principalmente quando erram os nomes: quem nao lembra da beth faria no desfile da mangueira?
achei a entrevista muito bem feita, parabens ao Bill e ao Carlos pelo excelente canal
Anônimo disse…
Conheço o Carlos a alguns anos e admiro sua paixão pelo Carnaval. O fato de estar distante fisicamente do calor da terra verde e amarela não interfere em nada com o acompanhamento de todos os carnavais. Carlos tem um acervo muito rico e posso afirmar, ele sabe tudo sobre o assunto.
Espero que o futuro reserve a ele a oportunidade de colocar seus conhecimentos a propagação dos detalhes e fatos historicos que poucos conhecem e que ele é um portador vivo de tudo que se relaciona ao Carnaval.
Por extensão deste blog extendo meus cumprimentos ao Carlos pela entrevista e por sua dedicação.
Odair Magalhaes

Postagens mais visitadas