Entrevista com o Carnavalesco Fábio Ricardo


Fábio Ricardo, começou a trabalhar como aderecista e logo seu  talento foi percebido pelos mais velhos, 
quando ainda estava na Viradouro, na década de 90. Apesar da carinha de menino, ele fala com orgulho de seus 36 anos. Nascido em São Gonçalo, diz ser uma pessoa normal, mesmo estando à frente de uma das 13 Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, O Maior Espetáculo e Audiência do Planeta.
Fábio, afirma ser tranqüilo, e levar tudo de um modo leve, o que todos que com ele trabalham confirmam.
Atualmente ele é o Carnavalesco ( Designer ) da São Clemente.
E eu tive o prazer de encontrar com ele, na Cidade do Samba e foi quando surgiu a idéia da entrevista... que acabará sendo uma série de entrevistas com outros Carnavalescos e Personalidades do Mundo do Samba Carioca.
Em 2009 eu comecei a acompanhar o trabalho dele, quando assisti ao desfile da Rocinha no You Tube, me chamou muita atenção, pela beleza das formas e cores, que ele utilizava em seus desfiles, coisa que poucos fazem, com um refinamento e esmero impecáveis... Mas vamos deixar que ele fale para vocês...
Vamos a Entrevista:






William: Existe influência dos Quadrinhos no seu trabalho?


Fábio:  A Influência vem do Enredo... o traço se define pelo Enredo que estou desenvolvendo... Sei que meu trabalho já tem uma cara, e gosto disso, as pessoas poderem falar, "nossa aquilo é do Fábio!"...


W: E qual é o seu traço mais marcante ?


F: Eu deixo que as pessoas que trabalham comigo se sintam bem!


W: E nos Desfiles, que você produz e cria...?


F: Eu gosto de fazer o que as pessoas vão gostar de ver... de assistir na TV ou ao vivo... e que elas se sintam bem em estar usando a fantasia, isso, no caso de quem desfila! Quando vou criar é isto que penso. Me dedico muito ao acabamento, especialmente das fantasias... esta seria uma marca minha...


W: E o que mais você gosta de fazer?


F: Gosto de criar o tempo todo! 


W: E na Produção de um Desfile?


F: A Criação...  o início de tudo com a pesquisa, o desenho. Esta parte que estou agora. Estou trabalhando nesta parte, para o Carnaval ( Desfile ) do Ano que vem! Mesmo que não consiga realizar tudo o que imagino, é gratificante criar... é a parte que mais gosto!


W: Existe Influência do Renato Lage no seu Trabalho?


F: Meu traço tá entre Renato Lage e Rosa Magalhães... No carro: Renato... nas roupas... : Rosa!




"Sou chato e engraçado quando trabalho! Especialmente com o Piloto!"


 ( Nota:  As peças piloto são as digamos originais que serão produzidas em larga escala, por exemplo a fantasia de uma ala, é reproduzida para mais 80 a 100 participantes, em média. )


"Sou engraçado e pego leve, pois jamais vou chegar numa senhora de 70 anos, como uma costureira por exemplo, que geralmente tem esta idade, e gritar com ela! Não admito isso, eu chego olho de lado... sorrio pra ela e digo: Tá torto hein?! " ( risos )


"Olha sente comigo... hum? Você vai conseguir captar, vai! "


W: Quando você decidiu: " Vou fazer Carnaval, é com isso que quero trabalhar... "?


F: Sempre gostei, desde pequeno. Comecei novo com uns 16/17 anos, a frequentar Quadra da Escola de Samba... eu ia sozinho...
Por um acaso "eu estava eu no lugar certo na hora certa" na Quadra da Viradouro, na Festa de Apresentação das Fantasias para o Carnaval de 94 ( Eu já tinha desfilado em 92, no ano do Desfile do Povo Cigano. )
E faltou alguém cujo o manequim era o mesmo que o meu, até o numero do sapato... aí eu fui substituir a pessoa, e vesti a fantasia dela pra o desfile de apresentação... quando eu entrei lá dentro, naquele "camarim" e vi aquelas dezenas de fantasias, aquelas cores, eu fiquei encantado e no final eu perguntei pra um dos organizadores como eu fazia para trabalhar com aquilo... e ele me disse que no Barracão da Escola, estava pegando gente pra trabalhar e lá fui eu... naquele mesmo ano...


W: Que ano foi?


F:  De 93 pra 94... 


W: Já eram fantasias para o Carnaval de 1994 ?... 


F:  Isso! Era o Joãozinho Trinta, o Carnavalesco e o Enredo era sobre a Tereza de Benguela... ( Tereza de Benguela. Uma Rainha Negra no Pantanal )




...e lá fui eu no Barracão, no dia seguinte mesmo eu fui... e trabalhei... naquele ano ainda me deram uma função importante dentro do Baracão... realizei um trabalho bom e fui ficando... mostrei meus desenhos e comecei no ano seguinte como, uma das pessoas que desenhavam na equipe do Joãozinho!
Convidado pelo Wany Araújo, que era o chefe dessa equipe.
Ai fiquei na Viradouro mais alguns anos, estava lá no Carnaval de 1997 no Campeonato do Big Bang!




W: Este Enredo me marcou muito...
Você foi acessor do Max Lopes?


F: Sim fui! Por 10 anos!


W: E o que mais você aprendeu com ele?


F: Bom Gosto!


W: Quando começou com o Max?


F: Comecei a trabalhar com max lopes em 1999 no ano da Grande Rio : no ano do " Ei ei ei Chato é o nosso Rei, Depois fui com ele para a Mangueira naquele Carnaval da Seiva da Vida... 2001, quando o Max foi pra Mangueira é que meu trabalho realmente despontou com ele, e lá na Mangueira com o Max, fiquei até 2007.
Quando saí por motivos particulares fui procurado pela Rocinha.


W: Na sua opinião, qual seu melhor trabalho? 


F: Dizem que é o desfile do Nordeste na Rocinha... mas eu gosto do J.Carlos!





W: Eu também adoro este desfile do J. Carlos, é o meu preferido, até o deste ano!... na São Clemente, pra mim foi perfeito seu trabalho este ano... muito colorido, muito leve, muito bem resolvido, me apaixonei nos carros, especialmente o do Gramofone e o de Netuno!... Aquele do Bote também era magnífico! ( Me empolguei! )





W: Gosto também do seu desfile das Ykamiabas! Em 2010 ainda pela Rocinha...
É verdade que você achou o livro por um acaso... e disse: "É isso!" ?
( Risos )


F: Foi sim... aquele ano estavamos sem dinheiro... e eu pensei numa máxima... "sem dinheiro tem que ser Enredo sobre Índio, Negro e Palhaço..." como eu não tinha muito material sobre palhaço... fiquei só com Índio e Negro... e achei o Livro em uma biblioteca... quando fui pesquisar algm material Indígena e puxei o livro da estante: Ykamiabas... é isso!


W: Você trabalha de que horas a que horas?


F: De nove às nove! Às vezes são dez da noite e eu ainda estou aqui no Barracão, feliz e ágil!
Mas começando o carnavl eu vou embora... não tenho horário! Só preciso me alimentar... Eu gosto de trabalhar... eu tiro férias de duas semanas por ano, e se pudesse nem tirava!


W: Eu te associo ao lado mais belo da festa Fábio, mais leve, e feliz.. você trabalha sem brigas, vocêr não alfineta ninguém... Essa paz, esta conduta sua vem de onde? O que faz de você esta pessoa tranqüila?


F: A Vida! 


W: Esta paz existe mesmo no teu trabalho e no seu dia a dia?


F: Sim! Existe naturalmente... eu chamo na chincha se precisar claro... mas sempre com respeito!
Sabe você me perguntou sobre o que faço para ter paz no trabalho... de onde tiro esta paz... esta conduta?...
Eu acredito que a Vida é como um espelho ela nos devolve tudo o que lhe damos!
Tudo volta pra você.
E você tem que se olhar sempre, se analisar sempre.
Isso não é demagogia... Eu sou assim!
Eu planto, amor e paz!


W: Que lindo!...


F: Sei que, se você plantar laranja não vai nascer melancia! E aprendi muito com meus pais claro!... Com meu pai... ele semrpe me chamava atenção para estas coisas e do seu modo...
Esse é meu jeito, se você é assim no dia a dia, você vai vendo que funciona mesmo!


"Sou amigo de todos."

W: Existe algum Enredo que seja seu sonho fazer?


F: Sim, claro, muitos!...


W: Pode adiantar algum?


F: Jamais!!!... ( Risos )


W: O que você pode adiantar sobre o desfile da São Clemente pra 2012? Pode adiantar algo?


F: Eu estou na fase de desanhar... e as pessoas podem esperar uma São Clemente ousada, pelo próprio Enredo escolhido ( 'Os Musicais Brasileiros de Sucesso' ) 
Podem esperar o meu trabalho diferente!
A Escola em sí vem crescendo, amadurecendo... Vem se preparando com uma visão ousada e cada vez mais profissional.
A Diretoria da Escola está muito empenhada e me dando toda a estrutura para realizarmos juntos um excelente trabalho!

W: Você tem um conselho pra quem quer ser Carnavalesco?


F: Seja Humilde...


W: O que é ser humilde para o Fábio Ricardo?


F: Ser humilde é não deixar o sucesso ou a possibilidade dele subir a cabeça... Tente escutar... 
As pessoas precisam aprender... participar primeiro... ouvir... compreender como funciona um Barracão de Escola de Samba.


W: Existe algum desfile que tenha marcado você, que não tenha sido você quem fez... que você tenha assistido...


F:  Um só...? Tem vários!... Todos os desfiles da Rosa na Imeratriz, na década de 90...
Villa Lobos do Renato na Mocidade... era perfeito aquilo... cada setor da escola era uma surpresa!...
E Alice... do Joãozinho Trinta...
Mas tem um da Rosa, que é o do Marquês, em 1993... Aquele marcou muito...! Pela energia, pela beleza, pelo samba. Acontece uma identificação comigo e o samba... :
( E cantou...) 


"Vou passar mais uma vez...
na avenida da ilusão..."



............................................................................................................................

Entrevista realizada em 04/08/2011
por William Oliveira. Editor deste Blog.

Imagens desta Postagem: Facebook do Favio Ricardo.
http://www.sidneyrezende.com/noticia/30856 e Desfiles da Viradouro 1994 e 1997.
Desfile da SÃo Clemente 2011 Fotos; http://fotos.estadao.com.br/sao-clemente-2011,galeria,3951,132973,,,0.htm

Liks Relacionados: 

Desfiles de Fábio Ricardo:
( Clique nos link's para assistir aos vídeos )
Rocinha 2008 "Rocinha é Minha Vida... Nordeste é Minha História!"
Rocinha 2009 "Tem francesinha no salão... O Rio no meu coração " ( Adoro este especialmente o Abre-Alas! LINDOOOO )
Rocinha 2010 "Ykamiabas" "Senhoras da Terra, Filhas da Lua..."
São Clemente 2011 ( Amo este! )

Outros Links Relacionados ao Carnavalesco Fábio Ricardo:
Site Oficial da São Clemente: http://www.saoclemente.com.br/joomla/
Sinopse do Enredo da São Clemente 2012: "Uma Aventura Musical na Sapucaí" Clique AQUI.



Comentários

E eu tive o prazer de encontrar com ele, na Cidade do Samba e foi quando surgiu a idéia da entrevista... Fabio Ricardo, a entevista ficou LINDA!

...

E foi ele que sugeriu a troca da imagem de fundo do Blog... realmente ficoulinda.. assim que eu a encontrar em um formato maior eu troco... mas assim ficou alegre... vivo! Acho que vai ficar assim mesmo!

Grato!
Simone MartinS2 disse…
Bom dia...falar sobre carnaval, infelizmente só daquilo que assisto, sou leiga! Mas posso falar do Amor incondicional pelo trabalho que o Fabio me passou. Realização é a palavra correta para descrever esse momento. Fazer com dedicação, amor, paixão o que realmente gostamos de fazer. É fundamental voce estar integrado em um trabalho que lhe trará resultados positivos...Como ele mesmo disse: voce colhe o que planta, se feito com muito amor e respeito, voltara para ti em dobro...Vivemos num mundo mágico, ele desenha o conto e eu por meu lado...apresento o conto para meus aluninhos...Somos contadres de historias e acreditamos na magia, poder e sedução que passamos construindo nossas historias. Adoro escrever e escrever, esero que tenha conseguido me expressar ao falar dessa entrevista...Parabens ao Fabio, continue viajando entre sonhos e delirios para que possamos assistir um lindo momento de comoção entre pessoas que se unem num unico proposito: Sentir as batidas do coração unidas as batidas da TERRA...Festa, magia e sedução! Lindo demais! E a voce,Will, meu carinho, minha reverencia...Quando eu crescer, quero ser igual a voce! rsrsrs...Bjin e fique bem!
Yasmine Lemos disse…
O carnaval é uma ilusão? Não .Acredito que pessoas super sensíveis existem para tornar um sonho real.A entrevista deixa claro que não existem limites para a imaginação.Você Will, tem espírito muito além do óbvio ,como o Ricardo.
pessoas assim devem ter um sinal só vistos por anjos,alias acho que eles vivem ao redor de vocês.
Parabéns .
beijo grande
Emilia Vaz disse…
Não sabia desse blog,que bacana,mano!
Sensacional a entrevista,rica em detalhes,eu sou meio leiga pra essa assunto,mas amo carnaval....rsrs
Aliás,amamos né?Tudo que tenha arte...e essa,o carnaval,tem todo tipo de arte
To por aqui tbm ta?
Bjka,meu Astro
Dja disse…
Ficou lindo o fundo.
gostei de conhecer um pouco mais, sobre ele.
Adoro pessoas que com sua imaginação e fantasia fazem tornar realidade sonho de muitos.

beijinhos adorei.
chica disse…
Nem conhecia esse blog e foi muito legal ler essa entrevista com uma pessoa tão legal! Adorei! abraços aos dois,chica
Astrid Annabelle disse…
Olá William!
Que bacana esta entrevista. Gosto muito de saber dos bastidores de um evento..ainda mais de um evento como este.
Lindo cenário de fundo do seu blog, lindas imagens do carnaval.
Gostei de tudo mesmo!
Beijo grande meu amigo querido!
Astrid Annabelle
Xipan Zéca disse…
Ziriguidum, balacobaco.... kataplam!

Isquindô, lê lê... Isquindô lá lá....

Deusssssssssssssskiajude
É isso aí Maninho....
Abraços
tatto
VSL disse…
o layout todo está bem melhor agora, passa mais seriedade e profissionalismo.
Senti uma alta na vibração, como se antes fosse só uma idéia, agora a idéia virou imagens e ganha formato. Estou falando do SEU trabalho, pois o da entreviata já tem identidade que serve de exemplo.
Em todo caso, você demonstra talento para o jornalismo, também.

Parabens, você ousa sonhar, trabalhe e espere, pois há deuses que adoram ousar realisar sonhos!

Beijos.
Parabéns Fábio, pelo espetáculo de arte e cultura. Parabéns menino Willian pela entrevista.
Bjux
Andy A. disse…
Amei ter encontrado essse blog , pois adoro o carnaval . A entrevista ficou ótima e estou aguardando a próxima . Seguindo seu blog , faz uma visitinha no meu também . um abraço ...

Postagens mais visitadas