Gbalá é pérola aos porcos ou sementes para o futuro...

Gbalá é singelo e puro demais para  o mundo equivocado em que vivemos hoje...

Reprimindo a criatividade e o sonho, uma sociedade que esqueceu do imaginário e da arte de sonhar...





Ilustração da primeira comissão de frente de Gbalá por Biu 


O mundo do carnaval não estaria diferente...

Onde tantos criam suas fantasias simplesmente para competir;

Onde carnavalescos criam enredos sinistros para si e para seus semelhantes e são estes os que mais fazem sucesso...

Onde poderosos negociam lucros... E onde o povo dica de fora em uma uma arquibancada dura, fazendo parte de uma plateia de falsos jurados, de pessoas que estão ali apenas julgando e criticando tudo o que assistem... Gbalá é mesmo como atirar pérolas aos porcos! 
Mas seria esta já, a intensão de Oswaldo Jardim nos idos anos noventa? 

Hoje em dia, mesmo com mais tecnologia, e com uma Vila cheia de recursos financeiros, Gbalá ainda é singelo e foi novamente tão mal julgado e mal compreendido. 

Estávamos diante de um desfile sagrado, sim o carnaval também pode ser sagrado! Mas as disputas religiosas fizeram com que perdêssemos o sagrado das coisas! O desfile de novo nos colocava diante de todos os Orixás, especialmente Omolu, orixá da cura, e cura é o que nosso planeta e nossa sociedade global está precisando! Cura!

Qual o problema do casal no escuro dando um show de luzes?

Onírico, rompendo a barreira do real e o formato do desfile quadrado e cartesiano da Sapucaí como nunca ninguém pensou em fazer???

Sobre o casal, que surgia no escuro (Eles não ficavam apenas no escuro!) que mal há nisso? Acaso na ópera ou no teatro (Origens comuns dos desfiles de escola de samba) não é natural que personagens surjam do escuro para a luz do palco e que se crie palcos ou espaços de interpretação com luzes? 


"Não se podia ver o pavilhão ou a roupa", diziam alguns tolos, mas claro! 

Não era pra ser visto mesmo! 

E quando acendiam as luzes se podia ver roupa e pavilhão! Enfim... Chatice e preciosismo de quem não gostou! Academicismo barato! Vai ensinar essa gente desaculturada e invejosa como?... Invejosa mesmo, porque se a ideia fosse deles, ou se tivessem coragem de criar algo novo, teriam dado o 10 a si mesmos!

O problema é que os jurados são muito engessados e ditam normas, e pior, querem despontuar a todo custo! Então tudo é motivo. E ao despontuarem o casal da Vila Isabel deste ano, deram um duro golpe na criatividade e nos verdadeiros criadores de carnaval. 

Que hajam outros criadores corajosos como Paulo Barros e Nícolas Gonçalves! E que estes prosperem e sigam com coragem! 

Afinal toda manifestação artística depende de corajosos como eles!



Comentários

Postagens mais visitadas