Porque a Mangueira mereceu ganhar o carnaval 2019?

 

     AQUI Fonte Imagem: 

Desde que a Caprichosos de Pilares lançou a campanha do Diretas Já em seu desfile e a Beija Flor fez Ratos e Urubus, não houve uma crítica social tão necessária quanto esta feita pela Mangueira em 2019. E parecia que até então que apenas a Beija Flor conseguia ganhar um carnaval com um desfile crítico, e foi em 2003, Saco vazio não para em pé? Aliás outra grande crítica necessária que ainda louvava a posse do presidente Lula, em seu primeiro mandato (Esquerdismos à parte sigamos o texto!) Como toda crítica artística nasce de uma forte necessidade da catarse de um momento social doloroso, vemos exatamente a necessidade do povo excluído de dizer sua verdade!

Mesmo que com grito! Com pichação! Com escárnio... Com carnaval! E foi isso que vimos no desfile da Mangueira. Espero que isto lance o tema até as salas de aula, e que a história do Brasil seja revista sim! Brasil que nem descoberto por Cabral foi, pois já sabiam da existência de suas terras muito antes do português descer aqui e anunciar ao Velho Mundo que existia e que era dele e da Espanha.

Mesmo que tenha um discurso um pouco exagerado colocando D Pedro I e Princesa Isabel como vilões e eles não eram perfeitos mas também não eram vilões, pois sofriam ataques e pressões de uma elite influente no Brasil e em Portugal que vivia do trabalho escravo. Não podiam lutar pela abolição como quiseram e existem relatos. Ambas esquerda e direita no Brasil estão ainda bastante equivocadas e deslumbradas em exageros de discursos. Isto não desvalida o olhar do artista e a crônica social e crítica poderosa que a escola trouxe para a avenida....

Mas recomendo que vejam os vídeos abaixo: 





Agora não quero dizer que visualmente estava rico, pois riqueza em desfile de carnaval não é necessária! O Abre alas não tinha 4 chassis como é de praxe, mesmo que o último carro seja “um rabinho de rato”!  Sinto muito que os pavões de plantão pensem o contrário, busquem o luxo e o exagero em tudo. Mas no final das contas o que vale mesmo, ou deveria valer, é uma linguagem clara que se identifique com o publico presente e os que assistem ao vivo e pela net, e um samba que faça escola e esse público cantar.

Claro que não vai entrar despencando fantasias ou com ferro aparecendo, não se trata de romantismo sobre a pobreza mas sim em visual com conteúdo. E foi isto que foi apresentado.

Grandiosidade sem criatividade ou bom gosto, não fica bom. Fica vazio de alma!

Mesmo com poucos recursos a escola estava visualmente bela e criativa. Leandro Vieira o criador do enredo e da plástica, que lançou estilo nas fantasias, desde 2016, começa também uma nova linguagem em alegorias, unindo técnicas de design com a folia como poucos até hoje souberam fazer. 

A escola ainda enaltecia os heróis apagados da história do nosso país e os heróis anônimos. Uma beleza de tese na avenida, um trabalho de pesquisa que resultou em uma imagética poderosa!

As fantasias eram incrivelmente bem estampadas e bem acabadas, e a alegoria 2 é pra mim tão impactante que deveria ser considerada uma das eternas alegorias ao lado do Cristo Mendigo do João, do DNA do Paulo Barros, do Pierro do Renato na Mocidade e do Noivado de Dona Leopoldina da Rosinha. Tratava-se de uma pichação ao monumento aos bandeirantes belamente esculpido e mostrado sem glórias no carnaval carioca, e em vermelho como vermelho é o rastro de sague que estes falsos heróis deixaram por onde passaram.


AQUI Fonte da Imagem

                                                                 AQUI Fonte da Imagem

AQUI Fonte da Imagem

Aqui Fonte da Imagem


AQUI Fonte da Imagem


                                             
     

Eu que sonho um país igualitário, onde se unifique em paz as três etnias, pois o Brasil não é mais dos índios apenas porque a vergonhosa colonização aconteceu. Mas temos que fazer o melhor com o que temos. Não dá mais pra separar brancos, negros e índios pois miscigenou. Mas precisamos deixar de lado a hipocrisia mesmo que seja ainda fantasiada e mascarada de luxo!

Quem sabe mudamos a cor da bandeira do nosso país, para Verde Rosa e Branca?





Comentários

Postagens mais visitadas