A falta que o quesito Conjunto faz!

 

Por Biu Oliveira


Quando algum defensor do quesito conjunto fala com saudade do tempo em que era fundamental este quesito, muitas vezes encontra ouvintes que não o entendem bem. Afinal este quesito foi suspenso dos julgamentos justamente por ser um pouco ambíguo ou de difícil compreensão.

Eu sempre explico assim #otaldoconjunto:

O imagine uma margarida sem duas pétalas... Agora insira esta margarida no meio de um jardim de margaridas. Imaginou? Então uma margarida sozinha sem duas pétalas pode ser 9,8 já esta mesma margarida inserida no meio de um jardim de margaridas pode ser sim nota 10,00.

         

Olhar para uma margarida de cada vez seria a nota de fantasia e alegoria. Olhar para todo o jardim é o quesito Conjunto. É algo sutil e o sutil ainda está em adaptação na percepção humana.

Conjunto pra mim significa: Combinou tudo com tudo? Ou ainda: “No geral foi lindo!”

E que este texto aqui sirva para os jovens criadores de carnaval se inspirarem a criar bons desfiles com o conjunto bem amarradinho!

Também não podemos falar de conjunto sem falar da Mestra Rosa Magalhães que é considerada por muitos a Master Top deste quesito!

Quando pensamos em um desfile podemos criar unificando linguagens: Formas, Cores e texturas: Linguagem da Forma e isto inclui também geometria e harmonia de linhas, o Simbolismo da Forma; Linguagem Cromática e aqui também cabe o simbolismo da cor e Linguagem de Texturas, ou Linguagem de Materiais, ou seja, o MATERIAL utilizado pode e deve ajudar a contar a história no desfile. Coisa que não acontece com frequência até mesmo em desfiles de escolas e carnavalescos famosos.

Quando estamos criando o ideal é rascunharmos tudo primeiro, após obviamente ter feito uma boa pesquisa iconográfica. E quando temos tudo rascunhado materializamos a visão aérea de nosso desfile e esta é a hora de aplicar e reaplicar formas, volumes, cores e definir materiais e seus efeitos propositais que ajudarão no entendimento do Encrenco.

Tudo começa NO ENREDO! Certo?

Vejamos o exemplo de um desfile bem-criado com harmonia de formas, volumes, simbolismos, cores e materiais. (Não estou dizendo que é o único, mas é um dos melhores! )

E ainda na desafiadora Verde e Rosa, por Leandro Vieira, nosso jovem professor...


        Imagem dAQUI

         Imagem dAQUI

As formas, volumes e cores precisam conversar entre si. Tudo muito bem alinhavado e conectado como neste belíssimo desfile. 

E a criação e desenho da deve estar integrado a criação e desenho das alegorias!

As formas, volumes e cores precisam conversar entre si. Tudo muito bem alinhavado e conectado como neste belíssimo desfile.

E a criação e desenho da deve estar integrado a criação e desenho das alegorias!

Até a próxima!



Comentários

Postagens mais visitadas