Comissão x Carnavalesco

Fico pensando no tema Comissão de Carnaval ou Bicho de Sete Cabeças...
Pois toda vez que uma escola de samba monta uma "Comissão de Carnaval" vem o boato ou a própria Escola em questão diz que não precisa mais de carnavalesco. Acho engraçado isto, para não achar triste... E reconheço que tal cargo é mesmo a profissão mais cobiçada do mundo! Todo mundo quer ser carnavalesco, mesmo sem saber carnavalizar...
O carnaval é tão amplo, que cabe todo mundo, todas as formas de pensar, mas ficar discutindo como fazer é perder tempo! Cabe todo mundo!
Mas é preciso respeitar algumas obras que falam por si só: Sonhar com Rei dá Leão, Tupinicópolis, Tambor, Criador x Criatura, O Amanhã, Segredo, ... Entre tantas outras obras de uma cabeça, que claro não fez tudo sozinha.
Isso que escrevo aqui e o fato de valorizarem um carnavalesco, não diminui de maneira alguma o valor da Comunidade, do Mestre de Bateria, do Casal, da Harmonia, Baianas etc... E nem do Presidente. Falta humildade para reconhecer o pensamento do carnavalesco... E pra ficar cada um com a sua parte que lhe cabe dos louros!
Paradoxal que é o carnaval, hoje eu compreendo os carnavalescos que não desenham e que até mesmo recebem idéias diretas de seus assistentes e de pessoas ligadas a ele, e terminam com o quinhão da fama. É algo dual, e difícil de ser compreendido, é quase como dizer que o Carnavalesco é a figura eleita pelos céus!
Sempre acreditei em quadros pintados por um só pintor.
Hoje sei que uma Comissão de Carnaval funciona, pois faço parte de uma que funciona pela afinidade, pelo respeito, pela leveza e alegria.
A figura do Carnavalesco nunca vai desaparecer, ela é tão mitológica quanto o Carnaval. Ele ou ela, é o ser que incorpora em si o sonho, a fantasia, a mensagem do inconsciente coletivo naquele momento da sociedade... E mais ele é a manifestação do Mito Maior, como Dionísio, o Bobo ou outros inomináveis!
'Mas quem sou eu que brilha neste carnaval, pra ser ouvido?'



Imagem: http://jensoares.blogspot.com.ar/p/o-carnaval-que-canta-historia.html
O Autor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lawrence_Alma-Tadema


Comentários

Postagens mais visitadas