Confira como foi o Carnaval das Escolas de Samba de Portugal em 2013

  


Colhido no Blog do Amigo Antonio Guerreiro AQUI 

CARNAVAL-PORTUGAL 2013

Por Antonio Guerreiro 
Relembrando o que um dia aprendi …
Um desfile perfeito... ou correcto como lhe queiram chamar, de uma escola de samba, é quando... "
Um cego apenas pelo que vai ouvindo (samba... Canto dos intérpretes... Canto da escola... Bateria) percebe o que vai a passar na sua frente …. ou, um surdo, pelo que vai vendo passar na sua frente, percebe o enredo (história que vai sendo contada nas alas, nas fantasias, nos carros alegóricos e seu desenvolvimento na avenida." O resto é tudo...blá-blá -blá.


Mais um carnaval que passou.


   Já pisei o sambódromo por diversas vezes, incorporando escolas de elevada grandeza, nesse ambiente esplendoroso. Já desfilei em blocos (são mais de 400 no Rio), já desfilei em escolas de menor grandeza, por exemplo, nos desfiles da Intendente Magalhães (o que mais se parece com os nossos desfiles), e agora que já tenho como testemunha 3 portugueses ( Ana Alves, Pedro Canana e André Seixas ) volto a afirmar o que já disse por várias vezes, um ano no Rio de Janeiro, na vivência de uma escola de samba… Ensaiando, vendo e ajudando a fazer fantasias nos barracões das escolas; Assistindo a reuniões; Ver como se processa a harmonia e a evolução de um verdadeiro desfile de escola de samba; Estando numa mesa de bar, assistindo como grandes compositores fazem os sambas de enredos; Os métodos certos; Os truques para não serem puros obas-obas.
No fundo, vendo a feitura de uma Escola de Samba para um desfile de Carnaval e incorporando a mentalidade de um verdadeiro integrante de Escola de Samba, valem mais que uma vida inteira de sambista por aqui! Por isso, é extremamente fácil falar de desfile de Escolas de Samba, e muito mais fácil ainda, fazer qualquer análise sobre o mesmo. Facílimo!
Tendo isso em conta e porque de sentimentos de sambista é o que mais interessa. Não esqueço uma frase que já li... "Viver é sempre sem resposta, mas diante ou dentro de uma bateria de escola de samba... A vida é isso !!! "
Este ano, tive a felicidade de participar numa bateria de escola de samba em Portugal de valor inquestionável ( Vai Quem Quer ), e ter o prazer de ouvir outras, de um nível que me encheu de felicidade por as ouvir, e ver, ao vivo e a cores.
Mas a nota mais saliente, foi ter observado que mesmo com a crise, as nossas escolas e principalmente os seus carnavalescos com sua imaginação, com os seus sonhos, conseguiram proporcionar pelos diversos Carnavais do país, excelentes espectáculos de belo visual. Mas vamos por partes e viajar pelos diversos carnavais de Portugal.
Quanto aos carnavais com concurso, nem vou perder tempo a fazer uma análise aprofundada, pois as escolas de samba queixam-se imenso dos jurados e das suas justificativas mas são elas, as escolas, que permitem que tal aconteça, pois se tomassem uma posição de força, as coisas teriam de ser como as escolas quisessem que fosse!
Figueira da Foz, já tomou neste Carnaval o caminho certo, ao convidar para júris, pessoas verdadeiramente entendidas, ligadas ao samba e a escolas de samba. E tem tanto ex-ritimista, ex-carnavalesco, entre outros, que bem poderiam ser jurados nos nossos carnavais com concurso, por isso, penso que, são as próprias direcções das Escolas de Samba que podem mudar tudo isto. Basta se unirem e exigirem!
Só para citar alguns exemplos, pois nem merece perca de tempo, se tal não acontecer, continuarão a ter jurados que chamam banda a uma bateria de escola de samba; jurados que penalizam e alegam que uma porta bandeira não tem samba no pé, quando ela precisamente não deve nem pode sambar!!! Jurados que alegam não ouvir os Agogôs quando determinada bateria nem Agogôs levava; os que num dia dão uma nota à letra de um samba, mas no outro dia, dão outra. Será que os intérpretes num dos dias não cantaram o refrão?! São estas e outras questões que devem ser pensadas e repensadas por parte dos jurados e não só.
Como é possível, por exemplo, os Sócios da Mangueira e o Batuque, se permitirem a concorrer no quesito Samba de Enredo quando a outra escola a concurso apresenta um samba plagiado na sua vertente musical, mudando apenas a letra. Será que os autores desses sambas plagiados, que muitas vezes têm a riqueza desses sambas na letra ficariam contentes ao saber o que fazem com suas obras?
Bastaria certamente se unirem e dizerem: "Nós não aceitamos tal critério, pois, para além de não ser justo, é incorrecto!" Certamente que isso teria que mudar.
Enfim, são tantas as aberrações que é preferível apenas mencionar as coisas boas.
E dessas, por exemplo, há a salientar o elevado número de pessoas que já divulgam o nosso carnaval, tanto em fotos, como em vídeos, colocados no youtube, como podem comprovar em baixo na relação dos diversos carnavais nacionais.
É muito bom que tal aconteça !!!
 
Nota-
Mais vídeos e fotos irão sendo colocados à medida que venham a ser divulgados tanto por mim, como por, Bruno Oliveira à medida que tivermos conhecimento.



CARNAVAL  DE OVAR



CLASSIFICAÇÂO
1º COSTA DE PRATA- 161 pontos
2º CHARANGUINHA - 156 pontos
3º JUVENTUDE VAREIRA - 141,5 pontos
4º KAN-KANS - 113 pontos


VEJA AS JUSTIFICATIVAS DAS NOTAS EM :


Assisti ao vivo ao desfile nocturno de Sábado à noite.


   Foi a primeira vez, que tive o privilégio de assistir ao carnaval de ovar.
Fiquei completamente rendido ao entusiasmo, à vibração tanto dos desfilantes como do público, bem como de toda a dinâmica que foram esses desfiles.
Excelente também, as escolas de Ovar estarem a valorizar cada vez mais as comissões de frente.
Que bom foi ter assistido ao vivo à passagem das baterias da Charanguinha e da Costa de Prata.
E aos belos sambas que as escolas de Ovar tinham este ano.
Mas o melhor de tudo a que assisti, foi a passagem, da escola de samba Kan-Kans. Que surpresa e que momento magnifico!
Fantasias de "1º Mundo" maravilhosas, com uma beleza de acabamentos fascinante, excelente aplicação de materiais, bela combinação de cores, enfim como se diz na Tijuca: "Assim se faz Carnaval!" Mas, como se sentirá esse carnavalesco depois de ver que o seu trabalho que não tem a mínima comparação com tudo o que foi visto nessa noite, ter as piores notas de todas as escolas nesses quesitos?!( NOTA- Para que não haja equívocos... estou-me a referir apenas ao QUESITO- FANTASIA.)
Ainda estou para compreender o porquê de tudo ser como no Brasil. e não as fantasias ?
Os instrumentos e execução dos mesmos como no Brasil; a dança do mestre-sala e porta-bandeira como se faz no Brasil; as passistas a dançar como se dança no Brasil; sambas de enredo como se faz no Brasil; o canto dos mesmos como se faz no Brasil; o cavaquinho como é usado no Brasil, as baianas rodando  como nas escolas do Brasil, os carros alegóricos como no Brasil. E então as fantasias?! " Aqui não fazemos como no Brasil?!. Aqui a nossa cultura é outra?!
Do que vi, esta teoria ou lema, cai completamente por terra, isto, tem outro nome, e o Carnaval de Ovar pelo que vi merece bem melhor. Merece tudo, o que seja de bom e bonito.
Mas aqui fica em baixo em forma de fotos as diferenças para os entendidos de todo o mundo verificarem e comprovarem com os seus próprios olhos o que acabei de referir.


VEJA VIDEOS


Charanguinha Bateria 2013 - TentZone 2013 http://www.youtube.com/watch?v=ZG0DrdWJsQo


Charanguinha - Carnaval de Ovar 213 - Desfile Escolas de Samba


Charanguinha - Carnaval de Ovar 213 - Desfile do Grande Corso Carnavalesco http://www.youtube.com/watch?v=dL4JRp42FFo


Charanguinha 2013 Carnaval Ovar desfile sabado noite http://www.youtube.com/watch?v=joFhPyMsnac


Charanguinha - Carnaval de Ovar 2013 http://www.youtube.com/watch?v=qJ6iOj6J75I


Charanguinha - Noite de Escolas de Samba - Carnaval Ovar 2013


Costa de Prata - Carnaval de Ovar 213 - Desfile Escolas de Samba - I http://www.youtube.com/watch?v=GbXOt9ngMII


Costa de Prata - Carnaval de Ovar 213 - Desfile Escolas de Samba - II http://www.youtube.com/watch?v=BYMINGEq2EM


Costa de Prata - Carnaval de Ovar 213 - Desfile do Grande Corso Carnavalesco http://www.youtube.com/watch?v=9kDENYu0iA4


Costa de Prata - Carnaval de Ovar 2013 http://www.youtube.com/watch?v=SPnwLH8GHX


Samba enredo Costa de Prata 2013 - Videoclip Oficial
http://www.youtube.com/watch?v=NSexteKYnNQ
Carnaval de Ovar 2013 -Escola de Samba Costa Prata http://www.youtube.com/watch?v=69-b0MtwidU


Costa de Prata - Carnaval Ovar 2013 http://www.youtube.com/watch?v=-sfqWRsoWr




Juventude Vareira - Carnaval de Ovar 213 - Desfile Escolas de Samba http://www.youtube.com/watch?v=83ownVC2DWI


Juventude Vareira - Carnaval de Ovar 2013 - Desfile do Grande Corso Carnavalesco
http://www.youtube.com/watch?v=T4bLi7Ncblc


Juventude Vareira - Carnaval de Ovar 2013 - 09/02/2013
http://www.youtube.com/watch?v=Bc6Fv9yLpJY


juventude vareira carnaval de ovar 2013 http://www.youtube.com/watch?v=5L7Ko1YVv5w


Kan-Kans - Carnaval de Ovar 213 - Desfile Escolas de Samba - I http://www.youtube.com/watch?v=GbcNoMxYTm8


Kan-Kans - Carnaval de Ovar 213 - Desfile Escolas de Samba - II http://www.youtube.com/watch?v=AXcc2KhKBfk


Kan-Kans - Carnaval de Ovar 2013 - Desfile do Grande Corso Carnavalesco http://www.youtube.com/watch?v=4Wz36XLO1JY


Escola de Samba Kan-Kan's - Carnaval de Ovar 2013 http://www.youtube.com/watch?v=r61avIAuXH8


KAN-KANS DESFILE SÁBADO HÁ NOITE !!! http://www.youtube.com/watch?v=uExszR1Z8o
0
ESCOLA SAMBA KAN-KANS TENTZONE 2013
http://www.youtube.com/watch?v=3BOB_d3Nkd0
ESCOLA SAMBA KAN-KANS TENTZONE 2013 http://www.youtube.com/watch?v=YYGga-e_a-Q


ESCOLA SAMBA KAN-KANS TENTZONE 2013
http://www.youtube.com/watch?v=KC9h7NyXZrQ




veja fotos


Desfile Escolas Samba 2013 - Kan-Kans :: By Paulo Homem de Melo


Escolas de Samba 2013 By: Luis Filipe


CARNAVAL DE OVAR 2013 By: Hugo Monteiro


Carnaval de Ovar 2013 - Fotos do Desfile de Terça Feira by: ovar


Samba Enredo 2013 by: Filipe Marques Fotografia


Carnaval de Ovar 2013 by: Tiago Carriola


Desfile Escolas Samba 2013 - Costa de Prata :: By Paulo Homem de Melo


Escola de Samba Costa de Prata | Desfile de Terça-Feira :: By Paulo Homem de Melo


CARNAVAL DE OVAR 2013 By: Hugo Monteiro


Escolas de Samba 2013 By: Luis Filipe


CHARANGUINHA 2013 by: João Pedro Azevedo


CHARANGUINHA 2013 TERÇA FEIRA by: João Pedro Azevedo


Carnaval de Ovar 2013 - Escola de Samba Charanguinha by: Pepemartin Photos/Video


Carnaval 2013 by: OVARNEWS


Carnaval de Ovar 2013 by: Tiago Carriola


Carnaval 2013 - Escola Samba Charanguinha by: Paulo Homen de Melo


Charanguinha | Desfile de Terça-Feira :: By Paulo Homem de Melo


Carnaval 2013 - Defile Escolas Samba 2013 - Charanguinha By: Paulo Homem de Melo


Escolas de Samba 2013 by: Tiago Carriola


CARNAVAL DE OVAR 2013 By: Hugo Monteiro


Escolas de Samba 2013 By: Luis Filipe


Desfile Escolas Samba 2013 - Juventude Vareira :: By Paulo Homem de Melo


Escolas de Samba 2013 By: Luis Filipe


Carnaval de Ovar 2013 - Escolas de Samba :: By Duarte Nuno Duarte


Desfile Escolas de Samba Ovar 2013 :: By Filipe Marques


Geral


Desfile Escolas de Samba Ovar By Manuel Vitoriano


Hugo Monteiro



CARNAVAL DE ESTARREJA


CLASSIFICAÇÃO
1º VAI QUEM QUER - 145 pontos
2º TREPA COQUEIRO - 136
3º MORENOS- 134 pontos
4º TRIBAL- 132
5º INDEPENDENTES DA VILA - 114,5 pontos


VEJA A ANALISE DAS NOTAS EM :


 Tal como imaginava e apesar da chuva não ter ajudado, foi um excelente carnaval!
Foram 3 desfiles em que vi as escolas de samba mostrarem bem todo o seu valor. Todo o valor que venho a falar há já algum tempo, e não por estar agora a participar no carnaval de Estarreja. Excelentes na sua dinâmica de desfile.
Mas a minha maior surpresa foi o público. Um público fantástico, que sorria, que vibrava, não só com suas escolas preferidas mas com todas as outras e que mesmo chuviscando compareceram nos desfiles. Pena que a "passarela" de Estarreja não tenha por exemplo, a iluminação da de Ovar para os seus desfiles nocturnos.
Fiquei surpreendido com o desfile dos Morenos, pois não esperava tanto dessa escola!
A escola à qual pertenço agora, em tão pouco tempo, pouco mais de 1 mês, conseguiu colocar na avenida todo o desenvolvimento do enredo de forma bem clara e bem trabalhada, sustentada por um magnífico samba e com uma bateria que por todos é reconhecida como de grande qualidade.
Surpreendentemente, e também, em tão pouco tempo, conseguiu num outro quesito importante, "formar" um novo casal de mestre-sala e porta-bandeira, que já pode ombrear com os melhores e uma comissão de frente que com o trabalho que executou nem precisava que viesse mais escola atrás, pois o enredo está todo descrito na sua evolução! Magnifico esse trabalho!


Trepa Coqueiro, forte como sempre e empolgado na comemoração dos seus 25 anos, teve talvez, nesse mesmo enredo o seu "maior adversário", pois como já tinha dito em várias conversas, era um enredo muito intimista, muito eu! E que não seria fácil de convencer os jurados. Até ao nível de desenvolvimento do enredo nas alas, era no carro alegórico que mais se percebia o enredo da escola, mas fez sem dúvida, uns grandes e empolgantes desfiles, sustentada pela sua poderosa bateria!!!


Muito empolgantes e de bom nível, também os desfiles da Tribal, uma vez que é apenas o seu 2º ano e dos Independentes da Vila.


Em suma, um Carnaval que já me cativava visto "por fora" e agora, que nele participei, volto a dizer o que já tinha dito logo após o desfile de sexta à noite, independentemente das classificações.
Terei muito prazer e orgulho em continuar a fazer parte do Carnaval de Estarreja! Com maior ou menor dificuldade, quero, continuar a usufruir deste imenso prazer que tive este ano e depois de tudo o que vivi no Rio de Janeiro, aqui em Portugal estes foram sem a menor duvida, os melhores momentos que tive com o Samba! Valeu Estarreja!


VEJA VIDEOS


Os Morenos - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - I http://www.youtube.com/watch?v=TqHveRYP8VQ


Os Morenos - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - II


Os Morenos - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Extra Sábado - I http://www.youtube.com/watch?v=HEojRFNUhbc


Os Morenos - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Extra Sábado - II http://www.youtube.com/watch?v=Pj4C8BOy-nw


Os Morenos- Desfile de terça-feira http://www.youtube.com/watch?v=ip9fv0PdzSw


Grupo de Samba Os Morenos - Carnaval Estarreja 2013 - Desfile Nocturno http://www.youtube.com/watch?v=Lql45H3WVm0


Morenos 2013 Carnaval Estarreja Desf Sab extra http://www.youtube.com/watch?v=N8o2O_Zd8Hw


Grupo Samba Os Morenos - desfile nocturno 2013 http://www.youtube.com/watch?v=U0IGHTlBilA


Trepa Coqueiro - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - I http://www.youtube.com/watch?v=EwPZ-E8bmbA


Trepa Coqueiro - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - II http://www.youtube.com/watch?v=Nu-PgJiGZRg


Trepa Coqueiro - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - III http://www.youtube.com/watch?v=6CJ2ZjyXjKM


Trepa Coqueiro - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Extra Sábado - I http://www.youtube.com/watch?v=iacUfwCE_Y8


Trepa Coqueiro - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Extra Sábado - II http://www.youtube.com/watch?v=yIHW_UggaCI


TREPA COQUEIRO-2013- DESFILE DE TERÇA FEIRA http://www.youtube.com/watch?v=se1cV9GLFtE


Trepa de Estarreja 2013 - 08/02/2013 http://www.youtube.com/watch?v=SxGcXyuScc
Y
GRES Trepa de Estarreja - Carnaval 2013 http://www.youtube.com/watch?v=NTCzR2P_dNM


Trepa Coqueiro 2013 Carnaval Estarreja Desf Sab extra http://www.youtube.com/watch?v=HRbDQ1--7SE


Trepa Coqueiro Estarreja Samba Enredo 2013 http://www.youtube.com/watch?v=uW5c91mjR7w


trepa Coqueiro - desfile nocturno 2013


TREPA COQUEIRO


trepa coqueiro


Tribal - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - I


Tribal - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - II http://www.youtube.com/watch?v=_rfkx1BpgpY


Tribal - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Extra Sábado http://www.youtube.com/watch?v=0B-RoBqgqj4


Tribal - Desfile de terça-feira-1 http://www.youtube.com/watch?v=Dg-b7o6FzI4


Tribal - Desfile de terça-feira-2 http://www.youtube.com/watch?v=K5knCspNCJA


ARC Samba Tribal - Carnaval de Estarreja 2013 - 08/02/2013 http://www.youtube.com/watch?v=Cpbm0NfSIfo


Tribal 2013 Carnaval Estarreja Desf Sab extra http://www.youtube.com/watch?v=oVQWqlLNk1g




Independentes da Vila - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - I http://www.youtube.com/watch?v=_7dvD3vugd8


Independentes da Vila - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - II http://www.youtube.com/watch?v=l4a5ietPNO8


Independentes da Vila - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Extra Sábado http://www.youtube.com/watch?v=Gw7g8QAQTqo


Independentes da Vila - Carnaval Estarreja 2013 - Desfile Nocturno http://www.youtube.com/watch?v=EMlnfsVCnTU


Independentes da Vila - 02/02/2013 http://www.youtube.com/watch?v=YyBooNM8qxc


Independentes da Vila 2013 Carnaval Estarreja Desf Sab extra http://www.youtube.com/watch?v=VMBhBrrb5ok


Acres Independentes da Vila - desfile 2013 http://www.youtube.com/watch?v=UE3OQvQyeYY


Vai Quem Quer - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - I http://www.youtube.com/watch?v=ThpwRVtniz4


Vai Quem Quer - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Nocturno - II http://www.youtube.com/watch?v=kCPW2_p6rpU


Vai Quem Quer - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Extra Sábado - I


Vai Quem Quer - Carnaval de Estarreja 2013 - Desfile Extra Sábado - II http://www.youtube.com/watch?v=zx12vFS8Be8


VAI QUEM QUER- 2013- DESFILE DE TERÇA FEIRA http://www.youtube.com/watch?v=Frxont8kiKk


VAI QUEM QUER- 2013- DESFILE NOCTURNO -SEXTA-FEIRA - 08-02-2013 http://www.youtube.com/watch?v=YYchvuVIxsI


ACRES Vai Quem Quer - Carnaval Estarreja 2013 - Desfile Nocturno http://www.youtube.com/watch?v=117mmIsc4rg


Vai Quem Quer - Ensaio técnico 02/02/13 http://www.youtube.com/watch?v=vhVkTfHwV2M


Vai Quem Quer 2013 Carnaval Estarreja Desf Sab extra http://www.youtube.com/watch?v=HEt8eSLYiG4


Vaiquemquer Escola de Samba - desfile 2013


Cinderelas - Desfile Sábado - Vai Quem Quer 2013 Estarreja


Carnaval de Estarreja 2013,"Vai Quem Quer" destaques.


Carnaval Estarreja 2013,"Vai Quem Quer", Bateria.


Carnaval Estarreja 2013,"Vai Quem Quer",Comissão Frente


Carnaval de Estarreja 2013,"Vai Quem Quer" passistas.


"Vai Quem Quer" 2013,Carro alegórico.


Desfile de Terça-Feira, Escola de Samba Vai Quem Quer de Estarreja.


2º video do Desfile de Terça-Feira, Escola de Samba Vai Quem Quer de Estarreja.



VEJA FOTOS


Carnaval de Estarreja 2013:





TREPA COQUEIRO @ Carnaval Estarreja 2013 - Desfile Terça :: By Cido Rocha Fotografia


TREPA COQUEIRO @ Desfile Noturno Carnaval Estarreja 2013 By Cido Rocha Fotografia



DESFILE TERÇA - ESCOLAS SAMBA @ Carnaval Estarreja 2013 :: By Cido Rocha Fotografia


Escola de Samba Estarreja 2013 by Hugo Monteiro


DESFILE TERÇA - ESCOLAS SAMBA @ Carnaval Estarreja 2013 :: By Cido Rocha Fotografia


Carnaval 2013





CARNAVAL DA MEALHADA


CLASSIFICAÇÂO
1º GRES BATUQUE
2º SÓCIOS DA MANGUEIRA
3º AMIGOS DA TIJUCA


VEJA AS JUSTIFICATIVAS DAS NOTAS EM :


Este carnaval, vi apenas em vídeos e fotos.


     Foi notória a evolução das Escolas da Mealhada. Começa a ser visível o bom gosto e uso de materiais nas fantasias que dão mais classe e valor aos desfiles. Parabéns pela aplicação e valorização que é dada às comissões de frente.
Continua a fazer falta, um desfile nocturno e bancadas para melhor servir o público e criar um maior clima entre público e desfilantes.
A nota negativa é os Amigos da Tijuca, por serem actualmente a única escola de samba em Portugal que não faz Samba de Enredo original. Como eu costumo dizer: "Será que todos estão enganados? E nós os certos?"


VEJA VIDEOS
Batuque 2013 Carnaval Mealhada Desf 3f


Amigos da Tijuca 2013 Carnaval Mealhada Desf 3f


Socios da Mangueira 2013 Carnaval Mealhada Desf 3f


Carnaval Mealhada 2013 - Socios da Mangueira


Socios da Mangueira - Carnaval Mealhada 2013


BairradaTV: Repórter Bairradino - Carnaval da Mealhada 2013


BairradaTV Reportagem: Best Of Carnaval da Mealhada 2013


VEJA FOTOS





CARNAVAL DA FIGUEIRA DA FOZ ( BUARCOS )


CLASSIFICAÇÃO
1º NOVO IMPERIO
2º RAINHA
3º UNIDOS DO MATO GROSSO


Visionado apenas em fotos e vídeos:


     Excelente a iniciativa de colocar como jurados pessoas ligadas ao Samba, pois embora haja sempre contestações, até no Brasil as há, são essas pessoas as mais capazes para avaliar um desfile de escola de Samba. Bom exemplo a seguir por outros Carnavais!
Três bons sambas estiveram no desfile da Figueira da Foz, fantasias em alguns casos de muito bom gosto e qualidade, embora o tempo que as escolas da Figueira têm para se prepararem não seja muito, mas elas conseguiram estar à altura!
Em suma, é notório cada vez mais, uma procura dos carnavalescos pela qualidade. Deste modo, em conversa com um dos jurados que esteve a analisar o desfile, a vitória da Novo Império é justa!


VEJA VIDEOS


Gres A Rainha


Gres A Rainha-Terça Feira de Carnaval 2013
http://www.youtube.com/watch?v=9I0kmpoMBFs


Carnaval Figueira da Foz / Buarcos 2013 - part 1 /2


Novo Império


Novo Império-Terça Feira de Carnaval 2013


Carnaval Figueira da Foz / Buarcos 2013 - part 2 /2


Carnaval Figueira da Foz/Buarcos


Unidos do Matogrosso


Unidos do Matogrosso-Terça feira de Carnaval 2013


Carnaval Figueira da Foz / Buarcos 2013 - part 1 /2


Unidos do Mato Grosso - Carnaval 2013 (Terça-feira)


Unidos do Mato Grosso - Carnaval 2013 (Sábado)


Unidos do Mato Grosso / carnaval 2013



CARNAVAL DE SESIMBRA
Visto apenas em vídeos e fotos:
 
     Tendo em conta a crise e por isso, as maiores dificuldades que as escolas sentiram com a baixa financeira é de parabenizar os carnavalescos da grande maioria das escolas de samba de Sesimbra, bem como todo o pessoal que trabalhou na confecção das fantasias , carros alegóricos e tripés.


GRES Bota No Rego retornou à grande qualidade. Bom gosto e beleza das suas fantasias. Voltou a ser o que um determinado carnavalesco nortenho um dia apelidou de "Beija-Flor de Portugal". Parabéns por isso, a todos os que de uma maneira ou de outra, conseguiram esse trabalho de grande qualidade.


GRES Trepa No Coqueiro, também em grande nível, com notáveis melhoras em todos os aspectos incluindo mesmo a sua bateria. O enredo deve ter sido muito prazeroso para toda a comunidade e certamente, ficará para a história!


GRES Vila Zimbra, vem de ano para ano melhorando também a todos os níveis e agora, já num patamar de qualidade bem agradável. Será bom que, não se deslumbrem, pensando ser mais do que aquilo que na realidade ainda são.


Saltaricos do Castelo, vem sofrendo nos últimos anos o "passo maior que a perna" que certo ano quis dar e agora demora a criar uma identidade e qualidade que com certeza toda a sua comunidade deseja, mas não será fácil de atingir.


GRES Batuque do Conde, todos os anos enfrenta dificuldades com sua sede, com seu espaço para trabalhar e ensaiar, mas, superou tudo isso com, um bom gosto do seu carnavalesco e garra dos seus integrantes. Verificaram muitas melhoras também.


GRES Dá Que Falar… não vou se quer falar, pois não entendo qual o objectivo que têm como escola de samba, nem como é possível, escolas que trabalham seriamente e durante meses, algumas todo o ano, terem os mesmos benefícios que uma escola que apenas faz Carnaval e do jeito que o faz!









VEJA VIDEOS


BOTA NO REGO- NO GREMIO- http://youtu.be/GKROn4LHgrk


Bota no Rego - 10/02/2013


Desfile Bota no Rego - Carnaval 2013 - 12/02/2013


Bota No Rego - Desfile domingo 2013


Bota no Rego 2013 - Desfile Terça


carnaval de Sesimbra 2013


CARNAVAL SESIMBRA 2013 - Parte I


Carnaval 2013, Sesimbra, Portugal


Carnaval de Sesimbra 2013


17 February 2013 21:03


Carnaval de Sesimbra 2013


Batuque do Conde 2013 Carnaval Sesimbra


carnaval de Sesimbra 2013


CARNAVAL SESIMBRA 2013 - Parte I


CARNAVAL SESIMBRA 2013 - Parte III


CARNAVAL 2O13 QUINTA DO CONDE PORTUGAL


Carnaval de Sesimbra 2013


CARNAVAL SESIMBRA 2013 - Parte I


CARNAVAL SESIMBRA 2013 - Parte II


Carnaval de Sesimbra 2013


CARNAVAL SESIMBRA 2013 - Parte II


CARNAVAL SESIMBRA 2013 - Parte III


Carnaval de Sesimbra 2013


PP SAMBANDO NO CARNAVAL DE SESIMBRA 2013


Carnaval em Sesimbra JLCA2112 HD


Carnaval de Sesimbra 2013(as melhores fantasias)


GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (1)


GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (2)



GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (3)



GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (4)



GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (5)



GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (6)



GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (7)




GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (8)




GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (9)




GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (10)




GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (11)




GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (12)




GRES Unidos Vila Zimbra - Carnaval 2013 (13)







CARNAVAL DE SAMORA CORREIA


Visto apenas em vídeo e fotos:


   A escola de samba GRES Capricho de Abrigada, apresentou-se este ano no Carnaval de Samora com uma nova roupagem, com algumas inovações e ambição de melhorar. Esse é mesmo o caminho que a escola deve seguir, aproveitando a vontade que a sua comunidade parece ter reconquistado e todo o entusiasmo de uma nova juventude que faz parte actualmente da escola.
Ricardo Mira descreveu assim o que foi o Carnaval da Escola:


“Dentro do espírito “Inovar e Evoluir” a Escola de Samba Capricho de Abrigada escolheu a DANÇA para tema do nosso Carnaval e não o fez por acaso, já que a mesma é linguagem universal do mundo.


Os estilos mais marcantes foram assim retratados, por traduzirem a sua evolução ao longo dos tempos e por tudo o que essa evolução significa.


BROADWAY a nossa escolha para abrir ...o desfile pela Comissão de Frente, com uma excelente coreografia e surpreendendo tudo e todos com a novidade de, no decurso do mesmo, mudar de fantasia. Foi parte de uma magia especial, que a dança tem.


HIP HOP e a nossa Ala Mirim deram-lhe bravamente sequência, ou não fossem as nossas sementes do futuro!


BALLET, DANÇAS DE SALÃO, DANÇA CONTEMPORÂNEA, FLAMENCO E BURLESCO, foram e como não podia deixar de ser, a natural consequência, protagonizadas pelas nossas Passistas e Destaques, numa ligação que se impunha ao enredo, que não só a cumpriram na perfeição, como lhe conferiram um brilho peculiar.


E como o Rei do Carnaval é o SAMBA, ei-lo, com a grandiosidade que se impõe, representado pelo Mestre-Sala e Porta-Bandeira, em elegantes evoluções coreográficas acompanhados pela Ala dos Compositores, exibindo todos, com garbo e tremendo orgulho nas suas fantasias, o vermelho e branco, as cores da nossa bandeira.


TANGO é sinónimo de sensualidade, paixão e rosas vermelhas. E foi uma rosa desta tonalidade, com entrega e exuberância, a nossa Madrinha da Bateria, que inovou, substituindo o usual artefacto por um tamborim e fazendo jus ao seu papel. A Bateria sob batuta de mestre e o tango, refletido nas fantasias, deu corpo a um excelente trabalho que fez balançar a avenida. Nada faltou! Cadência certa, coreografia e renovação nas paradas!


DANÇA DO VENTRE é a combinação de sonho e tentação que o ondular do corpo produz, numa expressão de sensualidade e elegância, amplamente manifestada por uma Ala de Passistas, desfilando uma sequencial tonalidade de cores, que saem do ventre ou da imaginação de cada um.


FOLCLORE encerrou o desfile, pois e ainda que o lema que nos move seja “inovação”, na sua base encontra-se sempre a tradição, bem patente na nossa Ala das Baianas, ostentando orgulhosamente um dos mais belos trajes que o género português nessa matéria indiscutivelmente comporta, o Minhoto.


Ao contrário do que se eventualmente um dia pensou, a Escola de Samba Capricho de Abrigada espalhou, com a classe, dignidade e garbo dos seus integrantes, que sempre a caracterizaram e caracterizarão, muita alegria no Carnaval 2013 e a chuva inclemente sob qual chegou em alguns momentos a desfilar não alterou o ora afirmado, apenas veio contribuir para renovar a RAIZ. É ela, que vai seguramente levar-nos a um grande Carnaval 2014, assim continuemos a empenhar-nos em ter e dar a honra desta e das danças que virão.


À Comissão de Carnaval e a todos sem exceção as minhas felicitações e a expressão do meu orgulho no nosso trabalho conjunto.


De tudo isto restará mais um Samba, como sempre original, que tanto empolgou a Escola e o público em geral.


Não há presente sem passado, nem futuro sem presente.


Vem aí o Carnaval 2014…


Parece que foi ontem e caminhamos para os 25 anos…


Ricardo Mira. “



VEJA VIDEOS


CARNAVAL DE SAMORA 2013- http://youtu.be/KUvhpwKsjC4


ABRIGADA- DOMINGO- http://youtu.be/9eCRZmwQ8hY



CARNAVAL DE LOULÉ


VEJA VIDEOS


PARAISO TROPICAL- http://youtu.be/wVaxUms7iyU
PARAISO TROPICAL 2- http://youtu.be/BfgQcWeQEuA
2ª Feira de Carnaval- Pavilhão de Penafirme da Mata- http://youtu.be/Pn4a4fNciCI






CARNAVAL DE ALHOS VEDROS


Visto apenas em vídeo:


   Este grandioso Carnaval, embora no Continente seja com maior número de integrantes e de alas, teve este ano, a novidade de ter Samba de Enredo original e de cada ano que passa a sua bateria ir tendo mais definição e mais noção do ritmo e execução dos instrumentos. É um trabalho ainda muito longo, mas é assim: caminhando devagar que se vai longe!


VEJA VIDEOS


CARNAVAL DE ALHOS VEDROS- http://youtu.be/3mvZ7OvyY9k


VEJA FOTOS  -


ILHA DA MADEIRA



Visto apenas em vídeo e fotos:


  O luxuoso e grandioso carnaval da madeira, teve este ano para o engradecer ainda mais, o trabalho do consagrado carnavalesco brasileiro Raul Diniz, que ao serviço do fura samba, realizou um magnífico trabalho que deve ter deixado os madeirenses e turistas estrangeiros deliciados com tudo o que viram!


VEJA VIDEOS


CARNAVAL DA MADEIRA- http://youtu.be/ENlk7xpkVDU
CARNAVAL DA MADEIRA-2- http://youtu.be/kM1jNYTPE4s


VEJA FOTOS


Desfile Escolas de Samba Madeira - FuraSamba


Fura Samba - 10.02.2013 - Desfile do Porto Moniz


Fura Samba - 10.02.2013 - Desfile no Porto Moniz


Fura Samba - 09.02.2013 - Desfile de Sabado


20 de Fevereiro de 2013



E MAIS UMA VEZ  EXPRESSO A MINHA SATISFAÇÃO POR VER AGORA TANTA GENTE FAZENDO COBERTURA TANTO EM VIDEOS NO YOUTUB COMO POR FOTOS NO FACEBOOK DOS NOSSOS CARNAVAIS E NA DIVULGAÇÂO DO SAMBA EM PORTUGAL.  FOI O QUE SEMPRE PRATIQUEI, DEFENDI E DESEJEI DURANTE TODOS ESTES ANOS QUE VIESSE A ACONTECER. É CASO PARA DIZER...AGORA TAMU JUNTO  !!!!



CARNAVAL DO PINDELO



SAIBA MAIS :






SAUDAÇÔES SAMBISTAS


Colhido no Blog do Amigo Antonio Guerreiro AQUI 



Comentários

Postagens mais visitadas