Minha Seleção de 12 ( Melhores ) Sambas de Enredo do Rio de Janeiro de 2000 à 2012


Lembrando que esta é uma opionião pessoal... Claro, eu sei, que existem outros "melhores sambas" nos últimos 12 anos, mas... estes são os que mais gosto. Teria colocado outros, mas escolhi este número... tentei não repetir Escolas, mas Mangueira e Beija-Flor são imbatíveis para mim, no que se refere a Samba Enredo nas últimas duas décadas, o que claro,  contou   e   muito   para   o  crescimento     da     popularidade    e    da     grandiosidade   destas     duas     agremiações!
Nesta peneirada particular, acabou restando 12 Sambas mesmo! Apesar de ter deixado de fora outros belíssimos sambas enredo que também gosto muito, aprovei o resultado final.
Creio que seria um CD imperdível pra colecionador nenhum botar defeito! E o mesmo poderia se chamar :
O Fim do Derrotismo na Crítica de Carnaval!
O que acham?...
Antes de irmos enfim aos Sambas, existe um site que eu gosto imensamente! Que agradeço e que aproveito sempre para recomendá-lo a todo amante do Carnaval do Rio e leitores do Blog Sonho de Carnaval:



Clique nas Escolas e Escute os Sambas

( Não estão em ordem de preferência, não consigo escolher se for assim! Risos )



1- Imperatriz 2000: "Quem Descobriu o Brasil, Foi Seu Cabral, No Dia 22 de Abril, Dois Meses Depois do Carnaval..."

2- Mangueira 2000: "Dom Obá II, Rei dos Esfarrapados, Príncipe do Povo"

3- Tijuca 2000: "Terra dos Papagaios... Navegar Foi Preciso!!!"

4-Caprichosos 2003: "Zumbi, Rei de Palmares e Herói do Brasil. A História Que Não Foi Contada"

5-Beija Flor 2004: "Manôa - Manaus - Amazônia - Terra Santa... Que Alimenta o Corpo, Equilibra a Alma e Transmite a Paz"

6- Beija Flor 2005: "O Vento Corta as Terras dos Pampas. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Guarani. Sete Povos na Fé e na Dor... Sete Missões de Amor"

7-Porto da Pedra 2007: "Preto e Branco a Cores"

8-Salgueiro 2007: "Candaces"

9- Beija Flor 2007: "Áfricas: Do Berço Real a Corte Brasiliana"

10- Mangueira 2007:  "Minha Pátria é Minha Língua"

11-Vila Isabel 2010:  "Noël: A Presença do Poeta da Vila"

12-Portela 2012: "E o povo na rua cantando... É feito uma reza, um ritual"





Comentários

Unknown disse…
olá pessoa sumida! Vim aqui dar uma olhadinha no seu blog e descobri de novo que nossos gostos se entrelaçam. Dos sambas que você colocou ai, eu gosto de 8. Os outros 4 é porque eu ainda nao escutei. Concordo com você que tem muitos melhores sambas (ta faltando vila isabel 2011, grande rio 2010... kk) e que é dificil colocar em uma ordem de preferencia. Gostei muito!
Anônimo disse…
Olá!
eu acho que o samba da Imperatriz, não me lembro o nome, mas era assim: "vieram as Marias, toda fidalguia, Dom João. e o tempo passou, irão se casar, duas rainhas da mesma raiz, Luisa com Napoleão e Leopoldina, será nossa Imperatriz. Será tambm nome de trem, viva aos cem anos da nossa estação onde imperam Marias e Joãos.... vem brincar nesse trem amor! que vai parar na estação do coração faz brilhar, no céu Imperatriz, as onze estrelas do teu pavilhão!...." Muito bonito.

Em 2012, não houve melhor samba que o da Vila. Desculpe. A Vila mecheu e virou sensação. Samba de lá, que eu sambo de cá.
Merecia o campeonato.

Vale menção.

Postagens mais visitadas