"Se o vento soprar eu vou... Deixo o Dom me levar amor!...
Vou em busca de um ideal, do meu Sonho de Carnaval..."
Viradouro 2003

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cidade do Samba


O Sonho dos Sambistas do RIo de Janeiro, Já está funcionando e em breve pronto para visitação.




O que é a Cidade do Samba?

Para ser melhor entendido pelo público que está fora do carnaval ou do carnaval do Rio de Janeiro, vou explicar de um modo prático e simples: A Cidade do Samba é um Complexo de Fábricas de Carnaval, cada um dos chamados Barracões ( Nome herdado do carnaval antigo, do barracão do morro, e dos armazéns antigos do porto do Rio, onde eram confeccionados os carros alegóricos e as fantasias do grupo especial até 2005, e ainda hoje a maioria das Escolas do Grupo de Acesso do Rio de Janeiro, utilizam tais precários "Barracões", os antigos prédios de Armazéns. )

Enfim, a Cidade do Samba é um Condomínio de Fabricas de Alegorias e Fantasias, atualmente 12 escolas de samba ocupam cada uma a sua fábrica, as 12 Escolas de Samba que são do Grupo Especial do Rio, cada um destes espaços tem aproximadamente 2.000 m2 cada. Com 4 andares amplos, duas saídas amplas, e portões grandes que permitem a passagem de alegorias com 6 a 7 metros de largura e 11 a 16 metros de comprimento, que ficam ainda maiores quando acopladas em outras alegrorias de mesmo porte isto já na avenida no momento do desfile.






Fotos tiradas por mim em Dezembro de 2010.
Abaixo um importante texto do Site da Cidade do Samba.

"O sonho que virou realidade
O sonho é antigo, alimentado há mais de meio século por idealistas como Ismael Silva, Cartola e Paulo da Portela, que lutaram pela dignidade do samba. Aos poucos, as Escolas de Samba foram montando um espetáculo inigualável, acabando por consolidar a primeira grande conquista: a construção do Sambódromo, em 1984, patrocinada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.Já com as grandes Escolas reunidas na LIESA, entidade que passou a representá-las, a nova meta era mais ousada e instigante: conseguir o espaço definitivo para que as agremiações pudessem instalar os seus centros de produção.
O sonho começou a ganhar contornos de realidade em 1999, quando surgiu a idéia de se criar um projeto semelhante aos que existem no Caribe, atraindo turistas em viagens de cruzeiros. A LIESA passou a procurar terrenos ociosos nas proximidades do Cais, solidificando a parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro – com a qual já dividia as responsabilidades de organização dos desfiles.

O  prefeito Cesar Maia autorizou a compra de um terreno de 130.000 m² de propriedade da Rede Ferroviária Federal, situado no coração da Gamboa, próximo aos armazéns do Porto. Assumiu, também, a responsabilidade pela construção das fábricas de carnaval, de uma praça central e, na parte posterior do terreno, de uma vila olímpica para as comunidades da periferia. O que parecia impossível tornou-se realidade em dois anos e meio de pesquisa, trabalho e dedicação. Mais do que um centro de visitação turística, a Cidade do Samba se consolida como um núcleo de produção da genuína arte brasileira."

TEXTO RETIRADO DO SITE DA CIDADE DO SAMBA :  http://cidadedosambarj.globo.com/


Nenhum comentário:

A Rosa Brasileira se foi...

  Faleceu Rosa Magalhães, em um momento em que a beleza e o bom gosto morrem em nosso país, apodrecem na alma brasileira! O que nos renascer...

O Chamado Mítico

O SONHO...

O Delírio...

Criador x Criatura

O Despertar do Curador!

VISÕES DO FUTURO...

ANITA GARIBALDI HEROÍNA DAS SETE MAGIAS

Marcadores