Samba Enredo da Portela 2012


Vai funcionar muito este samba na Avenida!
Fora dos padrões atuais, toda a Portela está de parabéns pela coragem!
E Parabéns para a  criatividade de seus compositores!




AUTORES: WANDERLEY MONTEIRO, LUIZ CARLOS MÁXIMO, TONINHO NASCIMENTO E NALDO

INTÉRPRETE: PIXULÉ

Enredo: 
"...E o povo na rua cantando é feito uma reza, um ritual..."




MEU REI
SENHOR DO BONFIM ALUMIA
OS CAMINHOS DA PORTELA
QUE EU GUARDO NO MEU PATUÁ
EU VIM COM A PROTEÇÃO DOS MEUS GUIAS
COM CLARA GUERREIRA À BAHIA
CHEGUEI, EU CHEGUEI PRA FESTEJAR
DEIXA LEVAR, NOS ALTARES E TERREIROS
TEM JARRO COM ÁGUA DE CHEIRO
VOU JOGAR FLORES NO MAR

NO MAR
PROCISSÃO DOS NAVEGANTES
EU TAMBÉM SOU ALMIRANTE
DE NOSSA SENHORA IEMANJÁ


VOU NO GONGÁ
BATER TAMBOR
REZO NO ALTAR
LEVO O ANDOR
VEM CHEGANDO OS BATUQUEIROS
DESCE A LADEIRA MEU AMOR
QUE A PATUSCADA COMEÇOU
EU VIM PRA RUA
QUE O SAMBA DE RODA CHEGOU

IAIÁ
DE SAIA RENDADA EM CETIM
BOTA O TEMPERO NA FESTA
OI, TEM ABARÁ E QUINDIM


PORTELA CHEIA DE ENCANTOS
ACOLHE A BAHIA EM SEU CANTO
DE FESTAS, REZAS, RITUAIS
VESTIDO DE AZUL E BRANCO
EU VENHO ESTENDER O NOSSO MANTO
AOS MEUS SANTOS DO SAMBA QUE SÃO ORIXÁS

MADUREIRA SOBE O PELÔ...TEM CAPOEIRA
NA BATIDA DO TAMBOR...SAMBA IOIÔ
ROLA O TOQUE DE OLODUM...LÁ NA RIBEIRA
A BAHIA ME CHAMOU






Comentários

"É muita habilidade minha Portela!..."
Anônimo disse…
Tá lindo! Empolgante!!Vai levantar a arquibancada....vai...minha Portela querida.
Niti disse…
Lindissimo!Maravilhosa surpresa.
Anônimo disse…
Uma obra prima. Um samba antológico, esse o da Portela. Se a gente reparar, é um samba curtinho, não é um samba pesado. Nao tem versos mirabolantes. Feito para o povo cantar, assim como é a Bahia. Povo. Simplicidade. Mas carismático. Rico em melodias. Gostei muito. Poderia somente melhorar no trecho de Madureira e tirar o verbo rolar, pois nao combina com Bahia esse verbo "rolar" destoando um pouco do resto do samba que leva mais para um clima nostálgico, poético. E quando cantamos "Madureira sobe o pelô" por ser um verso rapido, há uma quebra em harmonia no cantar... Mas... mas... é uma obra prima. Fico muito contente com a Portela em resgatar um típico ritmo de samba enredo... voltou a epoca dos sambas de qualidade, voltaram, os enredos que falam do nosso povo, como a maioria dos enredos desse ano. PARABÉNS. Espero que a águia da Portela venha ao natural, que não a maltratem mais como em tantos anos atrás, e que as baianas venham de baianas mesmo, com rosas, doces e quitutes, com os mantos e rendas, como é a Bahia. Espero ver a Bahia como ela é nesse desfile, não uma Bahia pop. Quero ver barcos, firmamento, rezas e rituais. altares e crenças. Sorrisos e carismas do povo baiano. Quero ver ladeiras e casebres, igrejas e terreiros. Negros e brancos, misturados numa emoção em cantar um samba assim tão maravilhoso e certos da vitória, pois como diz o samba, o samba vai entrar com a proteçao dos guias e da nossa Clara Guerreira. PARABÉNS compositores da Portela.
Anônimo disse…
Me emocionei, minha Portela! Parabéns! Agora vamos esperar o desfile...
Mena disse…
Fico feliz em desfilar na Portela porém este ano sinto a mesma emoção que senti em 1984 . Estou feliz pela Portela homenagear minha Terra. Seremos muito felizes na Avenida este ano. AVANTE, PORTELENSE, PARA A VITÓRIA!Carmena Bonfim.
Sergio disse…
Parabéns, vcs estavam precisando, a anos não faziam um samba digno da altura de vcs.
Parabéns mais uma vez.
Lilian São Paulo/capital disse…
Olá, sou paulistana e tive a oportunidade de estar no Rio e fui ao ensaio da Portela no sambódromo. Fiquei maravilhada com o enredo e a alegria dos integrantes, que contagiou quem estava lá...
Anônimo disse…
Amei esse samba, vocês estão de parabéns,sou baiana e amo a minha terra e fiquei muito emocionada por essa homenagem, estou aguardando o desfile. VAMOS LÁ PORTELA SUBIR AS LADEIRAS PARA A VITÓRIA!
NUTIVANIA MOTA

Postagens mais visitadas