Vossa Majestade A Ralé!

Vossa Majestade, A Ralé!
 Todos os Direitos Reservados Ⓒ

'O brilho da coroa, vem da pose de quem a sustenta!'

Apresentação

Estas são histórias de homens e mulheres reais ou fantasiosos, que no campo da fé, da política, da vida social, das artes ou em seus trabalhos comuns, se tornaram inesquecíveis exemplos de auto-superação e genialidade. Pessoas que lutaram e provaram seus valores, e foram por isto eleitos Reis do Povo! Foram reis em suas próprias profissões e escolha...  Senhores de suas vidas!


1-      A Corte do Samba

Quando os primeiros negros e mestiços, moradores dos morros e cortiços, saíram nas ruas vestidos de reis e rainhas, nobres e palhaços... carregando seus estandartes de pobreza e dor... estava instituído aí, que o Carnaval do Brasil, seria uma inversão de valores, onde o pobre viraria rico e o rico viraria pobre, onde pobre e nobre estariam ao mesmo tempo isentos de rótulos, e mesmo que por quatro dias, se tornariam iguais, pois estava instuaurado o Reinado de Momo, a Verdadeira Realeza que promovia a Igualdade, onde a Folia e a Burla eram as únicas Leis! A Lei da Inversão estava em pleno vigor nos idos carnavais de 1800...
Momo é o Rei do povo, escolhido pelo povo, vindo do povo! Quase ao mesmo tempo, um bobo da corte!... E este mesmo Carnaval do povo, que tem o Samba como a trilha sonora, e coroou muitos moradores dos morros. 'E quando o samba desce o morro para desfilar no asfalto', desce uma monarquia constituida de gente simples, e essa mesma gente excluída, vira Realeza diante da nobreza, diante da cidade que oprime, do Regime desigual. Esta gente excluída deixa de ser marginal e vira estrela no Carnaval;
As Escolas de Samba são um destes 'Reinos do Impossível'
Onde a Corte de Momo, formada por Rainhas e Princesas, talentosas mulatas, negras, loiras e ruivas do Brasil mestiço, é uma corte de grandes passistas, de gente vinda do povo!
Mas, o que transforma um indivíduo do povo, das classes baixas da sociedade, em Rei? Rainha? Nobre?...
O Coração Nobre! ... é esta a simples resposta que a sabedoria popular ensina.

2-      O Grande Rei dos Excluídos

O rei menino, nasceu pobre em uma manjedoura, era o anunciado Rei da Esperança de um Novo Sol da Justiça para o mundo, para aquele povo tão sofrido, o Judeu, que desde os tempos de Abraão, sonhava com seu Reino, com sua "terra prometida", e foram feitos até escravos no Egito, no caminho desta busca por seu reinoe sofrendo tanta exclusão. Mas esta mesma gente, não compreendeu a mensagem do "Rei Humilde", que chegou em seu cortejo de palmas, montado em um burrinho enfeitado, no meio da feira do povo! E nós mesmos, ainda não compreendemos, a essência de sua mensagem cheia de verdade e simplicidade, que convida a todos, sejam pobres, ricos, coxos, leprosos, mendigos, reis, prostitutas, rainhas, trabalhadores e sacerdotes, para um banquete de igualdade, onde todos se sentam à mesa e comem do "Pão Vivo"... Onde todos são irmãos e filhos de Deus: No grande Banquete dos Excluídos!

3-      Os Tronos Negros

O Brasil, país da Miscigenação, a nova pátria dos prisioneiros exilados de Portugal. A corte tinha o objetivo de "limpar" a capital de Portugal e para cá enviou prisioneiros, mendigos e prostitutas, ou seja, ‘os maus elementos’. O que transformou este lugar na nação dos excluídos em sua origem! Logo os mesmos portugueses trariam para cá os negros como escravos e estes aqui lutariam bravamente para se libertarem, mantendo vivas, sua fé e cultura, mesmo com tanta humilhação e tortura que sofreram. Estes mesmos negros, que na África eram reis e rainhas, e que aqui mantiveram suas realezas, e conquistaram a Coroa da Nobreza Interior, e na força desta luta africana em terras brasileiras, se tornaram Reis de Quilombo, Reis e Rainhas do Maracatú, que são “Cortes Negras” instituídas de Rei e Rainha; Ministros da Terra, da Lua, do Sol e das Estrelas, bem como os Secretários, Pagens, Calungas, os Nobres de sua corte religiosa.
Inaugurando nova corte e nova linhagem ao reverterem a posição de escravos para Reis!...
Temos os exemplos eternos destes tronos negros em Zumbi Rei, do Maior Quilombo da História, Palmares foi exemplo de humanitarismo e liberdade.
O mito do pobre e escravo que vira nobre, se eterniza em Chica da Silva, negra, escrava que se tornou rainha;
Chico Rei, também manteve sua coroa e nas terras mineiras, libertou escravos e se libertou ao roubar ouro do garimpo em que trabalhava, era rei que não perdeu sua majestade!;
Tereza de Benguela, que assume o quilombo depois da morte do marido e rege com bravura e sabedoria em terras pantaneiras;
Agotime, outra mineradora, outra que era Rainha Negra, e que aqui se liberta e funda a Casa das Minas, referência mundial dos Cultos Afros no Maranhão;
Dom Obá, que frequentava a corte, e escrevia nos jornais do Rio Antigo, contra a elite e em defeza dos pobres;
Tia Ciata, a grande Matriarca do Samba, Baiana, Mãe de Santo que de seu terreiro surgiu o ritmo negro que conquistou o mundo, as Escolas de Samba e porque não os Bambas?!...
Todos estes Tronos Negros protegidos pelos Reis da Capoeira!
E por incontáveis Reis e Rainhas da Macumba...
São todos Negros e todos da Realeza!
Saudamos aqui, as Rainhas e Reis Negros do Brasil!

4-      Os Reis eleitos do Povo e pelo Povo!

Pela história, temos tantos reis anônimos, 'heróis da liberdade' e líderes espirituais... Guardiões de uma política de igualdade em defesa do povo sofrido, como é o caso de Antônio Conselheiro, que preparava o povo para o Reinado de Utopia que Dom Sebastião viria instaurar na Terra;
Lampião o Rei do Cangaço, que bom ou mal, foi uma resistência contra a opressão aos menos favorecidos do sertão nordestino.
Lady Di, será sempre lembrada, como a mulher Cinderela, que de Gata Borralheira, se tornou princesa, ao viver um grande amor...
Assim como ela, existem milhares de jovens sonhadoras, que são verdadeiras "Gatas Borralheiras", a sonharem com o Príncipe no Cavalo Branco! 
Falando de Gatas Borralheiras e princesas, não podemos esquecer das Rainhas do Lar, das Donas de Casa, que muitas vezes trabalham em casa e ainda possuem seus empregos, e mantém seus humildes castelos em perfeita harmonia, e que são também rainhas de seus lares e de seus amores!
Muitas destas são domésticas e outras meninas pobres que se tornaram Misses, sustentando a Cora de Miss Brasil, Miss Mundo ou Miss Universo, As Rainhas da Beleza, que sempre trabalham pela boa imagem e melhora social e cultural de seus países!

5-      A Realeza em 'Artes'!...

'A arte, nos faz nobres!'

Temos muitas formas de arte, que eternizaram e deram realeza a muitos 'artistas da vida'... gente que nasceu sem ter sangue azul, e mesmo assim se coroou.
O Príncipe dos Poetas, Olavo Bilac, que até hoje inspira pessoas a conversar com as estrelas!
Pelé, é o Rei da Bola, foi eterno goleador no Futebol, e ele é exemplo para muitas crianças!
Na música, o Rei do Rock, Elvis Presley, deixou vivo o seu exemplo de fascinação e realeza artística, e nesta Corte da Musical reinam cada qual em seu Reino Próprio, o Rei Roberto Carlos; A Rainha dos Caminhoneiros, Sula Miranda; O Rei do Nordeste, Reginaldo Rossi; O Rei do Baião, Luiz Gozaga!
Xuxa, "A Rainha dos Baixinhos", reina nos corações de muitas gerações.


Mas com certeza, é no Carnaval que encontramos os maiores exemplos desta realeza dos pobres! Da plebe que se torna nobre! São tantas rainhas que nasceram no morro, tantos reis da favela! Nesta Corte de Eternos Bambas os desfiles das Escolas de Samba deve ser sempre o dia em que o pobre “é atração no horário nobre”!



Bill Oliveira.

 OLIVEIRA, Bill L. 2014. Mitólogo, Pesquisador e Historiador do Carnaval e das Escolas de Samba. Poeta e Simbolista. É também Ilustrador e Desing de Carnaval. Professor de Figurino Amebras, RJ. Atua também como Supervisor de Produção e Desenhista do Carnaval do Rio em San Luis, Argentina.
Todos os Direitos Reservados Ⓒ










Referências Bibliograficas


ARAÚJO, Hiran, “Carnaval”. LIESA. História do Carnaval. GLOBO

Fé e Raiz dos compositores: Beto Coutinho , Herlon , Fernanda Magarça , Mongol , Cantado por Neguinho da Beija Flor e Zeca Pagodinho.




Comentários

Postagens mais visitadas