Década de 90 - O Despertar do Sonho - Com a Mocidade e o Chué Chuá



Esta Comissão de Frente marcou minha infância e quando encontrei em uma loja um lego que tinha um Escafandro, fiz minha mãe me comprar, e foi um dos brinquedos especiais!...
Foi uma revolução nas Comissões de Frente, daí por diante foi só inovação!
Sem contar que ainda havia a Alegoria do feto dentro do Globo terrestre, um gatilho, uma mensagem despertadora, com certeza do Iniciado, Mago, o Carnavalesco Renato Lage!




1992, Foi então que no ano seguinte, O Sonho... Inesquecível. Mítico!
Eu me decidi ser um Carnavalesco neste ano, com certeza este desfile foi inspirador e fundamental!



O samba, a mesagem, o visual moderno, vanguardista, futurista... a beleza.. ficou em segundo lugar para o Desvairado Estácio com sua Paulicéia Desvairada!





Em 1993 o Jogo... "Marraio Ferido sou Rei" Um samba lindo, letra e ritmo... e um enredo fascinante, com um apelo esotérico de muito bom gosto. Um nova mensagem para quem tem olhos e ouvidos!...



Um delírio... no Jogo da Vida... "aqui se nasce jogando perdendo ou ganhando"... um desfile épico!

A Comissão de Frente ( muito criticada por olhos padronizados na época ) trazia os Jogadores de Basquete!.. A mais irreverente até o momento que se tinha notícia, a Porta Bandeira era o tabuleiro de xadrez... A Vida?...
Alegorias brilhantes, "vasadas", que eram verdadeiros símbolos claros do que se queria dizer... contar na avenida... do Designner Renato Lage.




1994, A Avenida Brasil, aqui a mensagem é: A avenida é a Vida! Este Abre Alas que neste vídeo está em destaque ressoou muito comigo. Este desfile me inspirou a imaginar o primeiro Enredo que criei, sobre os Carros!...



Aqui neste vídeo, em foco, todas as Alegorias geniais daquele ano:



1995, Mais um delírio Padre Miguel Olhai por nós!.. Um enredo Esotérioco, com uma pitada de crítica as religiões que se enriquecem com o dízimo dos pobres... Paulo Coelho vem neste desfiles, onde Renato Lage mostra que sabe ser barroco e tradicional, mas assina com uma Alegoria Hitech no final do desfile, era também o primeiro carro a levar fogos de artifício pra um desfile. Histórico. Belo.. Reparem na Beleza das Alegorias!...




1996, outro desfile marcante para mim, seria um direcionador na minha arte e no meu traço...
um enredo forte, Criador x Criatura... coicidia com um momento meu, adolescente, e fascinado por um livro chamado Sete Faces da Ficção Científica. Uma jóia rara, de enredo, formas e cores, Renato Lage em uma Obra de Arte na Avenida. Desafiador, Provocante no carro Histórico de Adão e Eva... eternizados na Sapucaí, ( ninguém fez melhor do que ele, nem antes nem depois...) e com um refrão inesquecível...:

"Olha pra mim diga quem sou.. eu sou espelho sou o próprio Criador!..."

Impossível não enxergar a poesia disto... para os críticos pessimistas da década... ficara o anonimato, para os gênios e momentos geniais, fica a enternidade! Campeonato Histórico de Padre Miguel, mais um campeonato histórico!





1997 Uma viagem ao corpo humano... Deslumbrante... Genial...: De corpo e alma na Avenida.
Inesquecível!
( As pessoas parecem ter medo de reconhecer a genialidade destes desfiles, ou talvez não tenham conhecimento apropriado para julgá-los! )



No esquenta já era emoção pura, no vídeo anterior o designer impecável de Renato Lage!
Perdeu apenas pro Gênio Eterno Joãozinho trinta e seu Carro Preto na Viradouro, somado a Paradinha Funk.. e um samba eterno... Viradouro ganhava por um ponto! ISto é pra outra postagem! por enquanto O Esquenta de arrpiar.)



1998, A Astrologia e Astronomia em um novo desfile fantástico, o samba super poético, na hora não emplogou... as homenagens ao patrono Castor de Andrade foram muito criticadas pela imprensa... alguns efeitos especiais ficaram devendo.. mas a bateria de lobisomens, e as alas dos signos lembrando as armaduras dos Cavaleiros do Zodíaco são inesquecíveis... assim como o refrão Cruzeiro do Sul... não me perco jamais!.." me marcou muito...



1999, Inesquecível, Villa Lobos e a apoteose brasileira, a Mocidade só não ganhou o carnaval pois o segundo carro atrasou para entrar ( pelo Viaduto que até hoje não foi reformado e atrapalha todas as escolas! ) devido a dificuldade de subir um destaque... Samba lindo, a platéia gritava é campeã o tempo todo, coisa rara, formas belíssimas, era até então um dos desfiles mais lindos que eu já tinha visto!
Poesia de alegorias e cores, Villa Lobos por Marcos Palmeira, apaixonante!... O verdadeiro Villa ficou feliz com certeza!







Postagens mais visitadas